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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4025
Title: Avaliação em educação a distância mediada pela internet: um estudo das possibilidades e limitações
Authors: da Silva Santos, Sandra
Keywords: Avaliação;Educação a distância;Ambientes virtuais
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Silva Santos, Sandra; Gitirana Gomes Ferreira, Verônica. Avaliação em educação a distância mediada pela internet: um estudo das possibilidades e limitações. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades dos recursos disponíveis nos ambientes virtuais de ensino para a prática avaliativa, a fim de obter subsídios para a construção de ferramentas que auxiliem o professor a avaliar a aprendizagem dos alunos no contexto da EaD. Para tanto, analisamos os recursos disponibilizados pela plataforma VirtusClass para o processo avaliativo. Tal ambiente foi utilizado no curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade a distância, o qual participamos ministrando a disciplina Avaliação da Aprendizagem em EaD. Realizamos, portanto, a análise do conteúdo das interações resultantes do uso de ferramentas síncrona (Sala de Bate-papo) e assíncronas (Mural Virtual, Central de Documentos e Correio Eletrônico). Os resultados sinalizam que a análise das mensagens da Sala de Bate-papo possibilita identificar concepções e dificuldades dos participantes a respeito dos assuntos estudados, que são expressos de forma espontânea durante a conversação. As mensagens do Mural Virtual e Central de Documentos foram, em sua maioria, respostas às tarefas avaliativas, apresentando-se portanto em forma de textos longos e fundamentados na literatura consultada. Dessa forma, os dados gerados por essas ferramentas também possibilitam analisar a compreensão dos aprendizes sobre os assuntos abordados, mas não favorecem a discussão no ambiente além de dificultar a tarefa do avaliador, na emissão de pareceres individuais. Concluímos que, para uma avaliação contínua em EaD on-line, o ambiente virtual de aprendizagem adotado pode contribuir não só possibilitando uma maior interação entre os envolvidos no processo educativo, mas também na emissão de relatórios sobre o material resultante dessas interações. Contudo, dependendo do nível de interatividade incentivado no desenvolvimento da disciplina, o material gerado pode ser muito extenso e, nesse caso, sentimos falta de recursos que nos auxiliem na seleção e análise qualitativa desses registros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4025
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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