Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203

Share on

Title: As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA.
Authors: SILVA, Camila Sibelle Marques da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil); Professores - Formação; Laboratórios
Issue Date: 21-Feb-2014
Citation: SILVA, Camila Sibelle Marques da. As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo apontar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial dos bolsistas participantes do subprojeto de Matemática, alunos da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste. O Programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores e o incentivo à prática docente contribuindo para melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas no Brasil. No Campus do Agreste, o PIBID foi implantado em 2011 inserindo os cursos de licenciatura em Química, Física e Matemática; no ano seguinte o programa foi ampliado, dobrando o número de vagas dos projetos existentes e alcançando todas as licenciaturas do Campus. Os estudantes que integravam o subprojeto Matemática/UFPE/CAA tiveram seu trabalho focado nas práticas de Laboratório durante os dois anos e meio de vigência, desta forma, se tornou necessária uma análise das atividades desenvolvidas e das implicações destas atividades para a formação inicial do professor de Matemática. Assim, procuramos fazer uma pesquisa qualitativa, coletando os dados a partir de entrevistas com os bolsistas e documentos produzidos pelos mesmos, destacando os resultados obtidos pelos bolsistas. Foi percebido que de fato, o programa contribuiu para a formação dos bolsistas, pois a partir do projeto eles puderam desenvolver as competências e habilidades específicas do professor de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Camila Sibelle Marques da.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons