Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Camila Sibelle Marques da-
dc.date.accessioned2021-05-28T04:16:13Z-
dc.date.available2021-05-28T04:16:13Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Sibelle Marques da. As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo apontar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial dos bolsistas participantes do subprojeto de Matemática, alunos da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste. O Programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores e o incentivo à prática docente contribuindo para melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas no Brasil. No Campus do Agreste, o PIBID foi implantado em 2011 inserindo os cursos de licenciatura em Química, Física e Matemática; no ano seguinte o programa foi ampliado, dobrando o número de vagas dos projetos existentes e alcançando todas as licenciaturas do Campus. Os estudantes que integravam o subprojeto Matemática/UFPE/CAA tiveram seu trabalho focado nas práticas de Laboratório durante os dois anos e meio de vigência, desta forma, se tornou necessária uma análise das atividades desenvolvidas e das implicações destas atividades para a formação inicial do professor de Matemática. Assim, procuramos fazer uma pesquisa qualitativa, coletando os dados a partir de entrevistas com os bolsistas e documentos produzidos pelos mesmos, destacando os resultados obtidos pelos bolsistas. Foi percebido que de fato, o programa contribuiu para a formação dos bolsistas, pois a partir do projeto eles puderam desenvolver as competências e habilidades específicas do professor de matemática.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.titleAs implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452506T5&tokenCaptchar=03AGdBq26UWUnkwQ2a5HbSQ2gA1x7nqPTzeMHj_mavtm92lcTvnLD5hxF77bT-EGmmonVesZs0x-heGegU2GfrLROXWG7S9OFpWXKBq3ZFrzi5lQY1MmMCC3FxmX-znm2-NeMJjL8qDgxog8gD0X3MOllafhTqgPYNOqpLak6UfJ3VvbMBlLcadeeit283YR50_s0QWvxKsT7YvitzlthsmwBybLZVv1H9N1ik3nUOBfNM7FfvbH1cA2_D1oQv7tXnGDIgjoqltF4kRl6qKlZf64FDW0bhsBQy1CvzfCnUIgpc6CqhkP4ZDezlMwP_Uc0atGiCjbCyrnaCc0u8f4fWtpxYjfwz7BHfVJQpTDQ4H2a9ZjabyzUyE73QsAenNE0V9czJON0L-WLkjftkauXEhKMqXFsDqIN9REbq6CprsV4mTrTZnZQDOxsu_ieT8h2_dNQhGs9-1zhqqPWk52esxuZDPIiacuQGCApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq27351HqNj9ok5GE5FbmLOAQ8C3oLNR0CPmqJe-HuhRA6k1FcjAqcOxfLa2n7y72mC3RiHUEcxDPvbhzGlm_x_CmFbhkGXXn-nweX4OPCFpWGGI81QXuvykBcO8z7-XkLqeRBLdBH7Ltp6pEm7sM24IYeYEgpGjOsOEWSn3wxjI4oE2eocb6wou_q5zCIa1IVXoH33iBmF05Lcw6SjvLFrlwrmjrF3HODuld0qgPN7dL6tyrm6eu81xYhBU8OHE6OlYBMZHVfCM1pm-OA9Ypm9Z7X9ipT3Al6GVoILn-afchxVDQQcN8FbmwiyUy_cU6DK3PckBun663JCBekpjnIWiZ7PpkXmkmXPA-u21OVlBfwEvAY5h3ThdBq0gOvgJDU9-pfXgFjWpFOlG7B2wZkx2jv9ZStRqdxzuw5AGb0nFgRFjwacqdWcrKjWOpm4lKija8cMLa_LYuBSVqQBz-AowItxhriQpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Camila Sibelle Marques da.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons