Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis Jose Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Camila Sibelle Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T04:16:13Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T04:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Sibelle Marques da. As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo apontar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial dos bolsistas participantes do subprojeto de Matemática, alunos da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste. O Programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores e o incentivo à prática docente contribuindo para melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas no Brasil. No Campus do Agreste, o PIBID foi implantado em 2011 inserindo os cursos de licenciatura em Química, Física e Matemática; no ano seguinte o programa foi ampliado, dobrando o número de vagas dos projetos existentes e alcançando todas as licenciaturas do Campus. Os estudantes que integravam o subprojeto Matemática/UFPE/CAA tiveram seu trabalho focado nas práticas de Laboratório durante os dois anos e meio de vigência, desta forma, se tornou necessária uma análise das atividades desenvolvidas e das implicações destas atividades para a formação inicial do professor de Matemática. Assim, procuramos fazer uma pesquisa qualitativa, coletando os dados a partir de entrevistas com os bolsistas e documentos produzidos pelos mesmos, destacando os resultados obtidos pelos bolsistas. Foi percebido que de fato, o programa contribuiu para a formação dos bolsistas, pois a partir do projeto eles puderam desenvolver as competências e habilidades específicas do professor de matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.title | As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452506T5&tokenCaptchar=03AGdBq26UWUnkwQ2a5HbSQ2gA1x7nqPTzeMHj_mavtm92lcTvnLD5hxF77bT-EGmmonVesZs0x-heGegU2GfrLROXWG7S9OFpWXKBq3ZFrzi5lQY1MmMCC3FxmX-znm2-NeMJjL8qDgxog8gD0X3MOllafhTqgPYNOqpLak6UfJ3VvbMBlLcadeeit283YR50_s0QWvxKsT7YvitzlthsmwBybLZVv1H9N1ik3nUOBfNM7FfvbH1cA2_D1oQv7tXnGDIgjoqltF4kRl6qKlZf64FDW0bhsBQy1CvzfCnUIgpc6CqhkP4ZDezlMwP_Uc0atGiCjbCyrnaCc0u8f4fWtpxYjfwz7BHfVJQpTDQ4H2a9ZjabyzUyE73QsAenNE0V9czJON0L-WLkjftkauXEhKMqXFsDqIN9REbq6CprsV4mTrTZnZQDOxsu_ieT8h2_dNQhGs9-1zhqqPWk52esxuZDPIiacuQGCA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq27351HqNj9ok5GE5FbmLOAQ8C3oLNR0CPmqJe-HuhRA6k1FcjAqcOxfLa2n7y72mC3RiHUEcxDPvbhzGlm_x_CmFbhkGXXn-nweX4OPCFpWGGI81QXuvykBcO8z7-XkLqeRBLdBH7Ltp6pEm7sM24IYeYEgpGjOsOEWSn3wxjI4oE2eocb6wou_q5zCIa1IVXoH33iBmF05Lcw6SjvLFrlwrmjrF3HODuld0qgPN7dL6tyrm6eu81xYhBU8OHE6OlYBMZHVfCM1pm-OA9Ypm9Z7X9ipT3Al6GVoILn-afchxVDQQcN8FbmwiyUy_cU6DK3PckBun663JCBekpjnIWiZ7PpkXmkmXPA-u21OVlBfwEvAY5h3ThdBq0gOvgJDU9-pfXgFjWpFOlG7B2wZkx2jv9ZStRqdxzuw5AGb0nFgRFjwacqdWcrKjWOpm4lKija8cMLa_LYuBSVqQBz-AowItxhriQ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Camila Sibelle Marques da.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons