Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179

Compartilhe esta página

Título: Reflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE.
Autor(es): GOMES, Raquel Maria
Palavras-chave: Escolas; Professores e alunos; Lixo - Eliminação; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 26-Jul-2018
Citação: GOMES, Raquel Maria. Reflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O consumismo exacerbado vem ao longo dos anos promovendo uma quantidade excessiva e crescente de resíduos sólidos esses que refletem o nosso modo de vida e cultura, ocupações profissionais, alimentação, higiene consequentemente vem ocasionando diversos problemas socioambientais, tais como: doenças, perda da biodiversidade, ecossistemas uma triste realidade da nossa atual sociedade, como por exemplo, a cidade de Cachoeirinha-PE que se depara diariamente com essa problemática, contudo se faz necessário uma flexão sobre tais agravos ocasionados pelo excesso e descarte incorreto desses resíduos sólidos. Dessa forma a Educação Ambiental pode contribuir para sensibilização da sociedade perante os problemas socioambientais, possibilitando modificações nas atitudes e práticas do homem para que se tenha uma relação harmoniosa de respeito do ser humano para com a natureza. Assim, a inserção da Educação Ambiental na comunidade escolar além de ser campo fértil é de suma importância na formação de cidadãos éticos conscientes dos seus direitos e deveres para com o Meio Ambiente. Dessa forma a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da EA para reflexões de hábitos e costumes da sociedade sobre a produção e descarte correto dos resíduos sólidos na cidade de Cachoeirinha-PE. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como embasamento teórico-metodológico uma pesquisa de cunho qualitativo, os dados foram colhidos por meio de depoimentos, entrevista, análise do PPP e Oficina pedagógica, a discussão realizada teve como base a Bardin (1977) considerando a técnica de análise de conteúdo (AC). Os resultados desta investigação apontaram para necessidade de implementação de políticas públicas urgentes que venham tratar das questões ambientais, pois observou-se que há uma fragilidade na sua abordagem tanto a nível local como na comunidade escolar. Por outro lado pode-se perceber que ações realizadas na comunidade escolar surtiram efeitos possibilitando reflexão e conhecimento dos problemas socioambiental local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, Raquel Maria.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons