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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179
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Título: | Reflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE. |
Autor(es): | GOMES, Raquel Maria |
Palavras-chave: | Escolas; Professores e alunos; Lixo - Eliminação; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável |
Data do documento: | 26-Jul-2018 |
Citação: | GOMES, Raquel Maria. Reflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE. Caruaru: O Autor, 2018. |
Abstract: | O consumismo exacerbado vem ao longo dos anos promovendo uma quantidade excessiva e crescente de resíduos sólidos esses que refletem o nosso modo de vida e cultura, ocupações profissionais, alimentação, higiene consequentemente vem ocasionando diversos problemas socioambientais, tais como: doenças, perda da biodiversidade, ecossistemas uma triste realidade da nossa atual sociedade, como por exemplo, a cidade de Cachoeirinha-PE que se depara diariamente com essa problemática, contudo se faz necessário uma flexão sobre tais agravos ocasionados pelo excesso e descarte incorreto desses resíduos sólidos. Dessa forma a Educação Ambiental pode contribuir para sensibilização da sociedade perante os problemas socioambientais, possibilitando modificações nas atitudes e práticas do homem para que se tenha uma relação harmoniosa de respeito do ser humano para com a natureza. Assim, a inserção da Educação Ambiental na comunidade escolar além de ser campo fértil é de suma importância na formação de cidadãos éticos conscientes dos seus direitos e deveres para com o Meio Ambiente. Dessa forma a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da EA para reflexões de hábitos e costumes da sociedade sobre a produção e descarte correto dos resíduos sólidos na cidade de Cachoeirinha-PE. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como embasamento teórico-metodológico uma pesquisa de cunho qualitativo, os dados foram colhidos por meio de depoimentos, entrevista, análise do PPP e Oficina pedagógica, a discussão realizada teve como base a Bardin (1977) considerando a técnica de análise de conteúdo (AC). Os resultados desta investigação apontaram para necessidade de implementação de políticas públicas urgentes que venham tratar das questões ambientais, pois observou-se que há uma fragilidade na sua abordagem tanto a nível local como na comunidade escolar. Por outro lado pode-se perceber que ações realizadas na comunidade escolar surtiram efeitos possibilitando reflexão e conhecimento dos problemas socioambiental local. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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