Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorGOMES, Raquel Maria-
dc.date.accessioned2021-05-26T01:29:55Z-
dc.date.available2021-05-26T01:29:55Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.date.submitted2021-05-25-
dc.identifier.citationGOMES, Raquel Maria. Reflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40179-
dc.description.abstractO consumismo exacerbado vem ao longo dos anos promovendo uma quantidade excessiva e crescente de resíduos sólidos esses que refletem o nosso modo de vida e cultura, ocupações profissionais, alimentação, higiene consequentemente vem ocasionando diversos problemas socioambientais, tais como: doenças, perda da biodiversidade, ecossistemas uma triste realidade da nossa atual sociedade, como por exemplo, a cidade de Cachoeirinha-PE que se depara diariamente com essa problemática, contudo se faz necessário uma flexão sobre tais agravos ocasionados pelo excesso e descarte incorreto desses resíduos sólidos. Dessa forma a Educação Ambiental pode contribuir para sensibilização da sociedade perante os problemas socioambientais, possibilitando modificações nas atitudes e práticas do homem para que se tenha uma relação harmoniosa de respeito do ser humano para com a natureza. Assim, a inserção da Educação Ambiental na comunidade escolar além de ser campo fértil é de suma importância na formação de cidadãos éticos conscientes dos seus direitos e deveres para com o Meio Ambiente. Dessa forma a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da EA para reflexões de hábitos e costumes da sociedade sobre a produção e descarte correto dos resíduos sólidos na cidade de Cachoeirinha-PE. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como embasamento teórico-metodológico uma pesquisa de cunho qualitativo, os dados foram colhidos por meio de depoimentos, entrevista, análise do PPP e Oficina pedagógica, a discussão realizada teve como base a Bardin (1977) considerando a técnica de análise de conteúdo (AC). Os resultados desta investigação apontaram para necessidade de implementação de políticas públicas urgentes que venham tratar das questões ambientais, pois observou-se que há uma fragilidade na sua abordagem tanto a nível local como na comunidade escolar. Por outro lado pode-se perceber que ações realizadas na comunidade escolar surtiram efeitos possibilitando reflexão e conhecimento dos problemas socioambiental local.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleReflexões sobre os problemas socioambientais a partir do ambiente escolar na cidade de Cachoeirinha-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUTO, Cristiane Félix da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2792799Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24AZOlwB-a48AWDIdSC6PdPnZtqxt8entSOnXjQpsfe7hJQO3Db_NzgKXrTj8de-qqlnQz7PpoT6KhnA3LI8Kc3WORngWLpSy9mLYFIFkG2cSDIOfVpolk0rsXfFw3RKxwL0CqM1aaGG5KrwsOfXeWxsdryBbqXgx1aK_bhAO1lTfpDTPH-UQbjFaeNXbcZmSXeg_b6RHi8FYoLQ-kQ5-l0d2KuueAfAYlnQJ4gRoatZSqrBOreFY9p9euJz7XXwwHWRLxH2kmu6ZKLyqhRtjpa6nm4VDS89paqXfAN7ibpDYxOnd_VIjCJu2_00oajdep0JPyFbkvDJ_aKDwZmchRuYNw4fN_Omf161gS3T6yEElGzO2f7q5Istb0UZ81_GewdBK_s9JD33CHXpAV80mOQfYcHzTeiPMvTUG6s7N1dH3N37HWXtXDnZaQmWjLj5GgGOuRbWQN3GW9lMxybIFzWLFk8IQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6&tokenCaptchar=03AGdBq26CZwONTNnOAGrmPQO009QBETssItu_0K1GE-vezKXCkQwmJTiyMXXrUXr9cMO86EWHuTFBGdfxqkiB_m2PQOiX6PnxeL1pTocVsEHl3YOHZjoyvcM5cwMN6HDrBujBcK7PsYRrgKmwP82gBSP0rZJDoBtWFwAwkzLKcA81b8jRA1qPhfJQy06gtkxX3jbSQRwhJviI81n_x7v3vPC56TGn55t_uGqYAn7RVtc2EKoV5ZaL2KHZF3S532syiMgQzmdW2W2NIdQVr_hP5kKkcYhj4hVyeR6PVRXFgNI4zZ7vHki66Kxk_U2qdRlN_hHl5b_Q1W7ffdiURup5OguUwbuOTT8Z3oeXFRjuVfTLRDgjktkmXnwIdhryq-ohW0nIg2qIiW7E7_DSblKBW47kZRcUjC1T088w0vx1XMBxv4slxxguZW8pL0sqqUvbGTV0No39wBIiYd_JqNjlF1nT1E9PQh4wogpt_BR
dc.description.abstractxThe exacerbated consumerism has over the years promoted an excessive and growing amount of solid waste that reflects our way of life and culture, occupations, food, hygiene and consequently has caused several socio-environmental problems such as: loss of biodiversity, ecosystems a sad reality of our current society, as for example, the city of Cachoeirinha-PE that faces daily with this problematic, however it is necessary a flexion on such aggravations caused by the excess and incorrect disposal of these solid residues. In this way, Environmental Education can contribute to the awareness of society in the face of socio-environmental problems, making possible changes in the attitudes and practices of the human being so that a harmonious relation of respect of the human being towards nature can be had. Thus, the insertion of Environmental Education in the school community as well as being a fertile field is of paramount importance in the formation of ethical citizens aware of their rights and duties towards the Environment. In this way the research had as objective to analyze the contributions of the EA to reflections of habits and customs of the society on the production and correct disposal of the solid residues in the city of Cachoeirinha-PE. The present research is characterized as exploratory and descriptive, having as a theoretical and methodological basis a qualitative research, data were collected through interviews, interviews, PPP analysis and Pedagogical workshop, the discussion was based on Bardin ( 1977) considering the technique of content analysis (AC). The results of this research point to the need to implement urgent public policies that deal with environmental issues, as it has been observed that there is a fragility in its approach both at the local level and in the school community. On the other hand it can be seen that actions carried out in the school community had effects allowing reflection and knowledge of local socio-environmental problems.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457194Z8&tokenCaptchar=03AGdBq26WbXK3Gp2oGvtLmEOb45P0eQIdeJgGegd7imHq3w7G2be85ssohznU2SG77FXFLoFaEkj8U_VsT45P_Kw9oEd756BBXH-n7tyfQ1RBc_GCUYn6hJqgo5bragQHphNEIApsi08g5qWCLqSY-oYV6gw7C2vzFy42jEc1bAb3vppu_iUYQMMsayzJAf9pDrlNGUToi3yeR8HBFsPdvgEU4Jm-qJqIym1Tz9RzbX7J17T7WmqSm__9wfetr_dySARLqm1LmONs68dalHeaUZIm7WNvxnT1YLg_6Cw3Z3hfMP63ejQm9EmQn3-UBKQMW5oiLpF-j73NJWqRSr1l07LMNekAxmmf0VXNNFV1EByxNJlY_zTlO08erQg_K9bGivzlOZVyX0FeCicX4dfuwpDpnyLdOVP1hJUwfgMQxfMGgyxUp_6NcwNlI6tm9Z7rt-w7lGosoJ2nNikyrUgF_ayIUKNUMDeAQApt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, Raquel Maria.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons