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Título: A influência das abordagens de ensino tradicional e construtivista no processo de aprendizagem do conteúdo de termoquímica.
Autor(es): GERMANO, Ana Paula Paulino
Palavras-chave: Termoquímica; Química - Estudo e ensino; Aprendizagem
Data do documento: 7-Mar-2018
Citação: GERMANO, Ana Paula Paulino. A influência das abordagens de ensino tradicional e construtivista no processo de aprendizagem do conteúdo de termoquímica. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O processo da prática educativa objetiva a construção do conhecimento do indivíduo em qualquer instância de sua vida. Na área do ensino de Ciências, especificamente em Química, deve haver o desenvolvimento de um conhecimento crítico/reflexivo capaz de formar cidadãos questionadores. Ou seja, que consigam se posicionar diante de decisões cruciais na sociedade, sendo estas que vão favorecer sua existência no convívio social. Nestas condições nos deparamos com o papel primordial da abordagem de ensino utilizada pelo professor em sala de aula, a qual irá orientar suas práticas educativas influenciando a aprendizagem e formação dos alunos. Desta forma, foi do nosso interesse investigar como a abordagem de ensino empregada pelo professor influência no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Termoquímica, numa escola do município de Sairé-PE. A presente pesquisa classifica-se como descritiva e de natureza qualitativa. Para atingir os objetivos desejados, analisou-se a contribuição de uma sequência didática com a proposta de uma abordagem construtivista, voltada a potencializar a relação entre o conhecimento prévio do aluno e o novo que seria estudado. Durante o período de investigação houve inicialmente a observação das aulas de Termoquímica ministradas pelo professor da escola. Após isso em um período de duas semanas, foi aplicado um questionário com questões abertas com os alunos buscando averiguar o nível de aprendizagem deles, também realizou-se a aplicação de um questionário aberto com o professor, o qual buscou verificar aspectos de suas concepções sobre as abordagens de ensino. Posteriormente, aplicou-se a sequência didática seguida da aplicação de outro questionário com pequenas variações do primeiro aos alunos com o mesmo intervalo de tempo do que foi aplicado após a aula ministrada pelo professor, este trouxe algumas alterações questionando os alunos sobre as observações e discussões realizadas na atividade. O objetivo da aplicação do novo questionário foi de analisar a contribuição da abordagem numa concepção construtivista à aprendizagem dos alunos do conteúdo de Termoquímica. Pela análise de dados foi possível perceber que a abordagem tradicional de ensino utilizada pelo professor promoveu uma aprendizagem em que os alunos reproduziram conceitos científicos de uma forma incompleta e que também não conseguiram relacionar o conceito de energia ao fenômeno de transferência de calor nos processos termoquímicos. Por outro lado, durante a aplicação da sequência didática, os alunos discutiram os conceitos corretamente e foram capazes de mobilizar o conceito de energia no contexto da transferência de calor envolvido na queima dos alimentos, porém na aplicação do pós-teste eles não conseguiram discorrer de forma correta sobre as mesmas ideias discutidas na prática experimental. Portanto conclui-se que a utilização da abordagem de ensino construtivista como uma proposta de prática educativa é apropriada para produzir uma aprendizagem efetiva, mas que precisa que os alunos estejam habituados e dispostos a aprender por meio da mesma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40178
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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