Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40178

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorGERMANO, Ana Paula Paulino-
dc.date.accessioned2021-05-26T00:53:38Z-
dc.date.available2021-05-26T00:53:38Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.date.submitted2021-05-25-
dc.identifier.citationGERMANO, Ana Paula Paulino. A influência das abordagens de ensino tradicional e construtivista no processo de aprendizagem do conteúdo de termoquímica. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40178-
dc.description.abstractO processo da prática educativa objetiva a construção do conhecimento do indivíduo em qualquer instância de sua vida. Na área do ensino de Ciências, especificamente em Química, deve haver o desenvolvimento de um conhecimento crítico/reflexivo capaz de formar cidadãos questionadores. Ou seja, que consigam se posicionar diante de decisões cruciais na sociedade, sendo estas que vão favorecer sua existência no convívio social. Nestas condições nos deparamos com o papel primordial da abordagem de ensino utilizada pelo professor em sala de aula, a qual irá orientar suas práticas educativas influenciando a aprendizagem e formação dos alunos. Desta forma, foi do nosso interesse investigar como a abordagem de ensino empregada pelo professor influência no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Termoquímica, numa escola do município de Sairé-PE. A presente pesquisa classifica-se como descritiva e de natureza qualitativa. Para atingir os objetivos desejados, analisou-se a contribuição de uma sequência didática com a proposta de uma abordagem construtivista, voltada a potencializar a relação entre o conhecimento prévio do aluno e o novo que seria estudado. Durante o período de investigação houve inicialmente a observação das aulas de Termoquímica ministradas pelo professor da escola. Após isso em um período de duas semanas, foi aplicado um questionário com questões abertas com os alunos buscando averiguar o nível de aprendizagem deles, também realizou-se a aplicação de um questionário aberto com o professor, o qual buscou verificar aspectos de suas concepções sobre as abordagens de ensino. Posteriormente, aplicou-se a sequência didática seguida da aplicação de outro questionário com pequenas variações do primeiro aos alunos com o mesmo intervalo de tempo do que foi aplicado após a aula ministrada pelo professor, este trouxe algumas alterações questionando os alunos sobre as observações e discussões realizadas na atividade. O objetivo da aplicação do novo questionário foi de analisar a contribuição da abordagem numa concepção construtivista à aprendizagem dos alunos do conteúdo de Termoquímica. Pela análise de dados foi possível perceber que a abordagem tradicional de ensino utilizada pelo professor promoveu uma aprendizagem em que os alunos reproduziram conceitos científicos de uma forma incompleta e que também não conseguiram relacionar o conceito de energia ao fenômeno de transferência de calor nos processos termoquímicos. Por outro lado, durante a aplicação da sequência didática, os alunos discutiram os conceitos corretamente e foram capazes de mobilizar o conceito de energia no contexto da transferência de calor envolvido na queima dos alimentos, porém na aplicação do pós-teste eles não conseguiram discorrer de forma correta sobre as mesmas ideias discutidas na prática experimental. Portanto conclui-se que a utilização da abordagem de ensino construtivista como uma proposta de prática educativa é apropriada para produzir uma aprendizagem efetiva, mas que precisa que os alunos estejam habituados e dispostos a aprender por meio da mesma.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA influência das abordagens de ensino tradicional e construtivista no processo de aprendizagem do conteúdo de termoquímica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8120828H0&tokenCaptchar=03AGdBq27OYzYBtmPBDbu8d2AqXNl5CR8Edzy3HU4JMoG4jxJTrldunzkNBNWmOEII1-AtB_KtnBPYDkjWa67aXkvU6TiTlKcYfypfmFna98_ENKH18N1KTNF4rKZJsWXSv7gKJi4ikE9CXmk0n6GYgJczG1TNNoiR_JlpzGc4amzIzoz45tPC5MnvZ5WsbH20SSIGB2A4j2aZSDQwCqXvgsVUto6U0cpdVGGjrGSlYK-LUJALMcuJar_WMnwtlr1KwyBCbVzkxmS0IJ4Uvh5wvzWiLfTAlmiJTZyHYLmp8pDe6-nqSy0wI_chj9qp7Jd64Jo07SVM9DiuUtHtvJkRafv6a5hpVWVE7S5viaK_OimsJMqriz2F6082rqP05JTNdvTp5VWrV1SSc2lyCDPX2hQoZrOXOwbbbbniP6Sn43NmgIa2SDe_jLuWOkGy2Uj1UuEi1lIXqNV2_itNquXdvuko8th40scG3gpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6&tokenCaptchar=03AGdBq2613GqqAP8pRH4q5JT0ZXtwl4jrwbcpgtmydRjIYbG_BglVejUOJVYyujaW9P7MSrJJyNkimRII7xaYeC_rMTQDGplhbN9iwNMCmv6gJ3Q9XL6xV31uoTaRUQn93htBQOxlNTVUIUmgIXyfssyoZd9HY52k0tJkBV1dHPtnP9AuCbRzVR_zgLVWuQnbnAevVXPUigDBVK5Hau4odVO2-v9zU3HtVvUyJNEWEYVO2Lpx6NmYtxcRLFGNQio8JvP2DHV3ib6aSqa0xsHnMLW0-eglzfx73q80FscI0QVxCuCVw9-FvOmJDmxHqJlSe-XVp0RXhot4GH7NiqJVCBYwVZGZZ5V2qkwOMh3j8zO_nmMn5Hd3jqPW7lsSTUvbsIZMIG-3yXvVLsj78Y8ZNX9sBFht6ay0RvEtj67femlkGFdiK3a7CAzCj1h47XQLz97V7Vie1OfYGxdDZJiCzwWUvC7xVat2bQpt_BR
dc.description.abstractxThe process of educational practice aims to construct the knowledge of the individual in any instance of his life. In the area of science teaching, specifically in chemistry, there should be a critical/reflexive knowledge that can form questioning citizens. In other words, they will be able to position themselves in the face of crucial decisions in society, which will favor their existence in social life. In these conditions we are faced with the primary role of the teaching approach used by the teacher in the classroom, which will reflect in their educational practices influencing the learning and training of students. Thus, it was in our interest to investigate how the teaching approach employed by the teacher influences the teaching-learning process of the thermochemistry content. The present research is classified as descriptive and of qualitative nature. In order to achieve the desired objectives, a didactic sequence was proposed with a proposal of a constructivist approach, seeking in this way to contribute to the learning through the relation between the previous knowledge of the student and the new one that would be studied. During the investigation period, it was initially observed the thermochemistry classes taught by the teacher of the school, after that and a period of two weeks, a questionnaire was applied with the students seeking to ascertain the level of learning of them, also was realized the application of a questionnaire with the teacher, which sought to verify their conceptions about teaching approaches. Later, a didactic sequence was applied and after the students' questionnaire was reapplied with the same time interval applied after the lecture given by the teacher, it contained some changes, with a focus on a constructivist approach, in which students were questioned on the observations and discussions carried out in the activity. The purpose of the reapplication of the questionnaire was to compare whether there was progress or regression in students' learning regarding the content of Thermochemistry when approached using a constructivist teaching method. Through the data analysis it was possible to see that the traditional teaching approach used by the teacher promoted a learning in which the students reproduce scientific concepts in an incomplete way and that also can not involve the term of energy in the transference of heat in the thermo-chemical processes. During the application of the didactic sequence, the students discussed the concepts correctly and were able to involve the concept of energy by means of the transfer of heat in the burning of the food, but in the application of the post-test they were not able to write correctly about them ideas discussed in experimental practice. Therefore, it is concluded that the use of the constructivist teaching approach as a proposal of educational practice is appropriate to produce an effective learning, but that the students need to be accustomed and willing to learn through it.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMANO, Ana Paula Paulino.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons