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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40166

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Título: Produção de material didático para abordagem de conceitos da primeira lei da termodinâmica no ensino superior por meio de contos.
Autor(es): BARBOSA, Joana D'arc dos Santos
Palavras-chave: Termodinâmica; Físico-química; Material didático; Contos
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: BARBOSA, Joana D'arc dos Santos. Produção de material didático para abordagem de conceitos da primeira lei da termodinâmica no ensino superior por meio de contos. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Este trabalho tem como pressuposto básico, a elaboração de um material didático, na forma de contos de narração científica sobre o conceito da Primeira lei da termodinâmica direcionado para o ensino superior. O material produzido tem a pretensão de possibilitar uma visão diferenciada sobre os principais conceitos da primeira lei termodinâmica, centrando na Energia Interna do ponto de vista da termodinâmica clássica e estatística; de forma lúdica, como forma de divulgação científica, porém sem deslegitimar o seu rigor científico. Para isso, foram analisados os principais aspectos pertinentes a sua produção, baseando-se nas teorias elencadas como fundamentais para o trabalho, tais como: transposição didática, análise discursiva e dialógica de gêneros e divulgação científica. Levando assim, no desenvolvimento dos procedimentos metodológicos, desde levantamento de dados dos conceitos termodinâmicos em livros didáticos de nível superior, como também em artigos científicos. Perpassando pela metalinguística, em que foi investigado as principais relações discursivas e dialógicas dos conceitos científicos aliado ao gênero literário, pensando tanto no perfil de público a que se destinará o material, como também com base no enredo da história, seus personagens e afins. E, por fim, analisando os conceitos transpostos nos contos, e o levantamento das principais limitações do material. Os resultados obtidos do ponto de vista qualitativo foram: (1) as obras bibliográficas revisadas, cinco livros de Físico-química e dois artigos científicos, evidenciaram que tanto os livros contêm diferentes formas de linguagem, uma mais técnica que a outra ao abordar o conteúdo termodinâmico, cujo escopo conceitual é bem estabelecido pela comunidade científica; quanto aos artigos científicos que exploram as dificuldades de compreensão por estudantes acerca dos conceitos em questão. (2) as relações discursivas e dialógicas dos personagens criados e o enredo do conto permitiu observar no diálogo a construção de significados entre eles, a visão de ciência, refletindo relações sociais hierárquicas entre os personagens. Além de, como os saberes científicos foram apresentados. (3) a transposição didática dos conceitos quando comparado com a quantidade de conteúdos abordados pelos livros é reduzida e focada mais em conceitos do que em fórmulas; e (4) por fim, foram apresentadas dificuldades que foram inerentes ao processo de preparação do material didático. Permitindo assim compreender como foi a preparação e elaboração do mesmo. Seja como ferramenta didática com potencial para auxiliar o professor no processo de aprendizagem da disciplina, ou mesmo como forma de o estudante compreender esses conceitos sobre uma perspectiva diferenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40166
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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