Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40166

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorBARBOSA, Joana D'arc dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-24T23:53:27Z-
dc.date.available2021-05-24T23:53:27Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.citationBARBOSA, Joana D'arc dos Santos. Produção de material didático para abordagem de conceitos da primeira lei da termodinâmica no ensino superior por meio de contos. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40166-
dc.description.abstractEste trabalho tem como pressuposto básico, a elaboração de um material didático, na forma de contos de narração científica sobre o conceito da Primeira lei da termodinâmica direcionado para o ensino superior. O material produzido tem a pretensão de possibilitar uma visão diferenciada sobre os principais conceitos da primeira lei termodinâmica, centrando na Energia Interna do ponto de vista da termodinâmica clássica e estatística; de forma lúdica, como forma de divulgação científica, porém sem deslegitimar o seu rigor científico. Para isso, foram analisados os principais aspectos pertinentes a sua produção, baseando-se nas teorias elencadas como fundamentais para o trabalho, tais como: transposição didática, análise discursiva e dialógica de gêneros e divulgação científica. Levando assim, no desenvolvimento dos procedimentos metodológicos, desde levantamento de dados dos conceitos termodinâmicos em livros didáticos de nível superior, como também em artigos científicos. Perpassando pela metalinguística, em que foi investigado as principais relações discursivas e dialógicas dos conceitos científicos aliado ao gênero literário, pensando tanto no perfil de público a que se destinará o material, como também com base no enredo da história, seus personagens e afins. E, por fim, analisando os conceitos transpostos nos contos, e o levantamento das principais limitações do material. Os resultados obtidos do ponto de vista qualitativo foram: (1) as obras bibliográficas revisadas, cinco livros de Físico-química e dois artigos científicos, evidenciaram que tanto os livros contêm diferentes formas de linguagem, uma mais técnica que a outra ao abordar o conteúdo termodinâmico, cujo escopo conceitual é bem estabelecido pela comunidade científica; quanto aos artigos científicos que exploram as dificuldades de compreensão por estudantes acerca dos conceitos em questão. (2) as relações discursivas e dialógicas dos personagens criados e o enredo do conto permitiu observar no diálogo a construção de significados entre eles, a visão de ciência, refletindo relações sociais hierárquicas entre os personagens. Além de, como os saberes científicos foram apresentados. (3) a transposição didática dos conceitos quando comparado com a quantidade de conteúdos abordados pelos livros é reduzida e focada mais em conceitos do que em fórmulas; e (4) por fim, foram apresentadas dificuldades que foram inerentes ao processo de preparação do material didático. Permitindo assim compreender como foi a preparação e elaboração do mesmo. Seja como ferramenta didática com potencial para auxiliar o professor no processo de aprendizagem da disciplina, ou mesmo como forma de o estudante compreender esses conceitos sobre uma perspectiva diferenciada.pt_BR
dc.format.extent110p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectFísico-químicapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.titleProdução de material didático para abordagem de conceitos da primeira lei da termodinâmica no ensino superior por meio de contos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8565226Y8&tokenCaptchar=03AGdBq26pH3LAfySBv0RYDF-SN_KSRp09LO7ji8C1aZ3n3sPUVvOIiZOQM5Cfnh9xNgqnnm4Uz6arAN_PJ4s7ZxHrzkLXsr5Yp2YEp0i52BGeF3uijGem_IP_N-zMKBB1G2BB_9mm5_qFaJUDNREaLLIKU4nHR8Ul0LUaN8u9d8XpYiN-TpJFNKaPc9zKlFIQ3kLUCGjB1VWNkg-1c7j_jIPX9pQcmH9G47xwmhkqdXThOelyzSNf2bEjunkJw5gwjLZHvJozzs4Ndj2Nd54iOwqYYbIa8596V3B2dOWEXUvvc-L6kQFa7mmNU1Vw-h-1vYyr-lwVDDEts0L6qVYFcFELjmaBbSPdyT2yMGI-tRzR1S4W-P7ewbR5Pk0EE_hcD25cpkznAzFBaaVszvqjTV5qQBjikIlMfC9uKmWWHoC8bHc_HtYWArrEPmkUqawd5p4-d9RIqFGBojtZVN6vq-nRZzzSWDhOsApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703215H1&tokenCaptchar=03AGdBq24OeAGbk9doUreb4-Os6WBqaS474zsF3uq2PYYM7y483jocZIIbbuWwYUeAAlOjH3oc9hIUzc-2I_9G6ebcb9dn7VmGj1Z2y-DiVRS9BsDt8sjTmNufGfumsRoI5B-EoxDGm5MzRcsmjHOqsaO2UjQsRADiWM_NwCKOafiVMZLepSokQlzbi0kGmAOQAGvfjsiMv8asm7W0AiztVxgrdgIoLtndf9Af--kxuFVCUdvuG8dHx7muNS0jaHp4J0-R3szuJ3U0l4hkjWYV0oVFtL8lZLb78vm2W7wbnOK5Q4bUvZDDg0wqXjGLw9w4-giZQyEEKUk_DWpgcOTangAl0bApkZMgDotZhheV_pGSe1bGiQ02hO2y7hCB6dsvX8A1Hq9u_RDUiYEs8kTitke4nwoWqyu4P-ufSLvisYm3iZsy-0VdAT5yY9VAyGHYzAiJr3IQpM1oGwg7r1lydK7KM6bRhhD29Apt_BR
dc.description.abstractxThis work has as its basic premise, the elaboration of a didactic material, in the form of tales of scientific narrative of concepts of Physical Chemistry directed to higher education. The material produced has the pretense of providing a differentiated vision on the main concepts of thermodynamics The first law, focusing on the internal energy from the point of view of classical and statistical thermodynamics; playful way, as a means of scientific disclosure, but without delegitimize its scientific rigor. For this, we analyzed the main aspects relevant to their production, based on the theories listed as fundamental to the work, such as: transposition didactics, dialogic and discursive analysis of gender, scientific dissemination. Thus leading, in the development of methodological procedures, since survey data of thermodynamic concepts in textbooks of a higher level, as well as in scientific articles. Underlying the metalinguística, it was investigated the main discursive and dialogical relations of scientific concepts allied to the literary genre, thinking in both the public profile that will allocate the material, but also based on the plot of the story, its characters and suchlike. And, finally, analyzing the concepts transposed in the tales, and the lifting of the main limitations of the material. The results obtained from a qualitative point of view were: (1) The revised bibliographic works, five books of Physical Chemistry and two scientific articles, showed that both books contain different forms of language, a more technical than the other when approaching the thermodynamic content, whose conceptual scope is well established by the scientific community; as well as the scientific articles exploring the difficulties of understanding by students about the concepts in question. (2) the discursive and dialogical relations of created characters and the plot of the story allowed to observe in the dialog the construction of meanings between them, a vision of science, reflecting hierarchical social relations between the characters. In addition, as the scientific knowledges were presented. (3) The transposition didactics of concepts when compared with the amount of content covered by books is reduced and focused more on concepts than in formulas; and (4) finally, were presented difficulties that are inherent to the process of preparation of didactic material. Thus understand how was the preparation and drafting of the material preparation. Either as a teaching tool with the potential to assist the teacher in the learning process of the discipline, or even as a way for the student to understand these concepts on a differentiated perspective.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9&tokenCaptchar=03AGdBq25hRAm8Ik1m0q8PAQE1_P5jIZcZbG2CSVbmViYJOfVeKPqrtO2sLpp29XA6NNq4Zi6DMEn3pIWERQJHe5kIxyzk2k2uaU-e3a90Y2YEOUxFi74fW9v5D0ZWny8t-U13JplcJJfOX3wjfOrizcU1Ya0q7fj0l3ybyCUePt52ueHvK73WThFdFqdJr1f1BZvbm2C--w72T_NBOKKwELSYtU9aPbS9AFGA4JeahJuAucM_eb8Lf2UL8HqRWUbEMrFBrQL76-7uB9DXdLskpNjPiR1hHA_iA7LziKed9lBDW2K7MAHYt7nyLXIcNrCIDupeO55khp_eC_d6HmP78fQMYCVQwrRuBV6bymmNfJhcR8LNbn2y2XZgq9bcchhCV11ByW3WSgElBOSkwTA0yxeq9UlrbjJ_8sdjakdy1R39jsmesUyzmNVs6HUihKWQfdLWviLobobSr9RsaugOhfPuB5_UGyLtFQpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Joana D’arc dos Santos.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons