Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40155

Compartilhe esta página

Título: Pós-tratamento de efluente de biodigestor anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos em reator compartimentado anaeróbio-aeróbio.
Autor(es): SILVA, Natanna Tayná de Melo
Palavras-chave: Biodigestores; Bactérias anaeróbicas - Caruaru (PE); Resíduos orgânicos - Caruaru (PE); Gestão integrada de resíduos sólidos; Águas residuais - Purificação - Caruaru (PE); Avaliação - Caruaru (PE)
Data do documento: 13-Mai-2015
Citação: SILVA, Natanna Tayná de Melo. Pós-tratamento de efluente de biodigestor anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos em reator compartimentado anaeróbio-aeróbio. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: No presente trabalho, o efluente produzido por um biodigestor anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos, foi tratado em reator compartimentado anaeróbio/aeróbio. O reator possuía três compartimentos sequenciais, alimentados em fluxo ascendente: anaeróbio -preenchido com argila expandida; anóxico -preenchido com espuma de poliuretano; e aeróbio -também preenchido com espuma de poliuretano. O efluente do compartimento aeróbio, era recirculado para o anóxico. Foram aplicadas cargas orgânicas afluentes ao reator (em kg DQO/m3.dia): de 1,33±0,3(Fase I), de 2,36±0,22(Fase II) e de 4,82±0,73(Fase III), para isso, o efluente do biodigestor foi diluído com esgoto sintético. O melhor desempenho operacional, em termos de remoção de matéria orgânica,foi obtido na Fase II, com eficiência média em remoção de DQO de68±11%. Já em termos de remoção de nitrogênio, o melhor resultado obtido foi na Fase I, com eficiência de remoção de N-NTK e N-NH4+de 69±16% e 72±25%, respectivamente. O teor de ácidos voláteis não foi significativo durante o processo de operação, sendo assim, os teores de fonte de carbono de fácil assimilação para a desnitrificação eram baixos. O aumento de carga orgânica, realizado nas Fases II e III, acarretou principalmente na perda de eficiência de nitrificação, que pode ser decorrente da limitação de oxigênio ou inibição pelos elevados teores de amônia (de 488±102mg N.L-1na Fase II e 695±109 mg N.L-1na fase III). Apesar disso, obteve-se uma boa eficiência em remoção de fósforo, chegando a valor médio de 43±15%, na Fase III. Essa configuração de reator se mostrou promissora, requerendo ajustes para promover a adequada remoção de carbono e nitrogênio de efluente anaeróbio de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40155
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Natanna Tayná de Melo.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons