Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142

Compartilhe esta página

Título: Análise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia.
Autor(es): ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante
Palavras-chave: Vídeo digital; Canal Nerdologia; Radioatividade; Ciência - Linguagem
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante. Análise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula vem sendo foco de uma série de trabalhos na área de Ensino de Química. Dentre essas tecnologias, encontram-se os vídeos, sendo caracterizados como recursos que podem, além de motivar, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, devido às suas características de associar vários tipos de linguagem. O site de vídeos YouTube é popular entre jovens e adultos, sendo um espaço em que as pessoas têm acesso a uma grande diversidade de tipos de vídeos. A partir dessa popularidade, considera-se que alguns vídeos já disponíveis no YouTube podem apresentar uma potencialidade de uso em sala de aula. Dentre esses vídeos, encontram-se os divulgados pelo canal Nerdologia, o qual apresenta discussões sobre conceitos científicos, muitas vezes, associados a elementos da cultura pop/geek, atraindo um enorme público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a apropriação de uma linguagem científica através de vídeos do canal Nerdologia acerca do conteúdo de Radioatividade. O conteúdo foi escolhido a partir de uma pré-análise realizada, a qual considerou os vídeos categorizados como sendo de Química pelo próprio canal. A apropriação da linguagem científica foi analisada a partir de uma ferramenta analítica do discurso, presente na literatura, a qual categoriza o discurso em dialógico e/ou de autoridade por meio da interatividade ou não interatividade existentes na sala de aula. A intervenção proposta foi realizado em dois encontros, sendo executada em uma escola pública de Caruaru-PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons