Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T16:07:18Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21T16:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante. Análise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142 | - |
dc.description.abstract | O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula vem sendo foco de uma série de trabalhos na área de Ensino de Química. Dentre essas tecnologias, encontram-se os vídeos, sendo caracterizados como recursos que podem, além de motivar, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, devido às suas características de associar vários tipos de linguagem. O site de vídeos YouTube é popular entre jovens e adultos, sendo um espaço em que as pessoas têm acesso a uma grande diversidade de tipos de vídeos. A partir dessa popularidade, considera-se que alguns vídeos já disponíveis no YouTube podem apresentar uma potencialidade de uso em sala de aula. Dentre esses vídeos, encontram-se os divulgados pelo canal Nerdologia, o qual apresenta discussões sobre conceitos científicos, muitas vezes, associados a elementos da cultura pop/geek, atraindo um enorme público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a apropriação de uma linguagem científica através de vídeos do canal Nerdologia acerca do conteúdo de Radioatividade. O conteúdo foi escolhido a partir de uma pré-análise realizada, a qual considerou os vídeos categorizados como sendo de Química pelo próprio canal. A apropriação da linguagem científica foi analisada a partir de uma ferramenta analítica do discurso, presente na literatura, a qual categoriza o discurso em dialógico e/ou de autoridade por meio da interatividade ou não interatividade existentes na sala de aula. A intervenção proposta foi realizado em dois encontros, sendo executada em uma escola pública de Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vídeo digital | pt_BR |
dc.subject | Canal Nerdologia | pt_BR |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Linguagem | pt_BR |
dc.title | Análise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425T0&tokenCaptchar=03AGdBq26LbAJ0dwG4tXy3_XDqY6HoImVjEs_mVSsrx-eTa0zXWYISXSo5FB51NpIeIm60_t04wugJIsdQ6DrcGVCVttrqtM0pm_RWj3zaJ8OA9HMcat7jGViBQ7LY6dRev-by8RVPn9Sfim6qpnJR1myaEls5pjdSt5JCUd16bXDYVIJUZQS7pk3jAUvcAbOeLoW5ogr8zsnVM73EQIAkaHusXjwAe2tVIJx9xveR_Z2OscfxgHmQX5Odnr4Oek6FyEqyZrCNtw1Lxf8W2cfi1bG9lNMg-8y-dRCO-pkdw9lIM4xupxQM2mipTDebNJDilb29dbrFTQjz4aiLxH7MoQZSNPL7AA4Pjfmm5Cwx-84gU2FRbGlULibbtU8soAnZYZ-MoADWEZzzKdWbPdsidIgT0MCjaofXbTI1O1Gc_7L2_WPid2qkD0m8o7jzqcVp9aa0ewkNwUjAGiTlp5DHgGlX9ifDg6DlBw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6&tokenCaptchar=03AGdBq249xeJ735a3FdYmniTgwapiESN8BE7CbuW8rMl9KtABeDOvRKu8nrzHaabzUdZqUVLXfqGc14x1EubxQ9lkpFb6qvMbhTXhsvHKxPTxPdCgi79OyxXvTod5VRB0Fgdjq88Bveh8EAFrT-QMOWzi5A4Wnr2TwU_Qi9nLyPdmI_B4fLM3u6RrYY5kdnCcDWJYxKfe1i91TnxB0iAsQ4gx9jYOXAJ63JcLl-8csxyJsw4TU0RbwNYgfvm-igtQuynuzwqjdiEUSY_6SsfJ-pfgWiSKGqi62dd6EnIGV1X0tOU8Sutjl1QRtpNc_QG3Mpv8jXrzh-COPMFFM5J4S-tsAD6MBrnxGIe72DyqcbgAfQPOUZOJjLYIDtgdtx5RscM7wc1CbrKTnXs6wjqGYTEMGimvTTiYZclgpcO0M1zoDyBC6Bodkpgu1dxrSaYun1oUQg-af7cw2RXNSR3uPa-okyIixD3_qA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom has been the focus of a series of works in the area of Teaching Chemistry. Among these technologies, videos are found, being characterized as resources that can, besides motivate, help in the teaching and learning process, due to its characteristics of associating several types of language. The YouTube video site is popular with young people and adults, being a space where people have access to a great diversity of types of videos. From this popularity, it is considered that some videos already available on YouTube may have a potential for use in the classroom. Among these videos are the ones published by the Nerdology channel, which presents discussions about scientific concepts, often associated with elements of pop culture / geek, attracting a huge audience. Thus, the present work aims to analyze the appropriation of a scientific language through videos of the channel Nerdologia about the content of Radioactivity. The content was chosen from a pre-analysis performed, which considered the videos categorized as being of Chemistry by the channel itself. The appropriation of scientific language was analyzed from an analytical tool of discourse, present in the literature, which categorizes discourse in dialog and / or authority through interactivity or noninteractivity in the classroom. The proposed intervention was carried out in two meetings, being performed in a public school in Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons