Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-05-21T16:07:18Z-
dc.date.available2021-05-21T16:07:18Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.citationROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante. Análise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40142-
dc.description.abstractO uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula vem sendo foco de uma série de trabalhos na área de Ensino de Química. Dentre essas tecnologias, encontram-se os vídeos, sendo caracterizados como recursos que podem, além de motivar, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, devido às suas características de associar vários tipos de linguagem. O site de vídeos YouTube é popular entre jovens e adultos, sendo um espaço em que as pessoas têm acesso a uma grande diversidade de tipos de vídeos. A partir dessa popularidade, considera-se que alguns vídeos já disponíveis no YouTube podem apresentar uma potencialidade de uso em sala de aula. Dentre esses vídeos, encontram-se os divulgados pelo canal Nerdologia, o qual apresenta discussões sobre conceitos científicos, muitas vezes, associados a elementos da cultura pop/geek, atraindo um enorme público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a apropriação de uma linguagem científica através de vídeos do canal Nerdologia acerca do conteúdo de Radioatividade. O conteúdo foi escolhido a partir de uma pré-análise realizada, a qual considerou os vídeos categorizados como sendo de Química pelo próprio canal. A apropriação da linguagem científica foi analisada a partir de uma ferramenta analítica do discurso, presente na literatura, a qual categoriza o discurso em dialógico e/ou de autoridade por meio da interatividade ou não interatividade existentes na sala de aula. A intervenção proposta foi realizado em dois encontros, sendo executada em uma escola pública de Caruaru-PE.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectCanal Nerdologiapt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectCiência - Linguagempt_BR
dc.titleAnálise da apropriação de uma linguagem científica em estudantes do ensino médio nos conceitos de radioatividade através do uso de vídeos do canal do youtube Nerdologia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425T0&tokenCaptchar=03AGdBq26LbAJ0dwG4tXy3_XDqY6HoImVjEs_mVSsrx-eTa0zXWYISXSo5FB51NpIeIm60_t04wugJIsdQ6DrcGVCVttrqtM0pm_RWj3zaJ8OA9HMcat7jGViBQ7LY6dRev-by8RVPn9Sfim6qpnJR1myaEls5pjdSt5JCUd16bXDYVIJUZQS7pk3jAUvcAbOeLoW5ogr8zsnVM73EQIAkaHusXjwAe2tVIJx9xveR_Z2OscfxgHmQX5Odnr4Oek6FyEqyZrCNtw1Lxf8W2cfi1bG9lNMg-8y-dRCO-pkdw9lIM4xupxQM2mipTDebNJDilb29dbrFTQjz4aiLxH7MoQZSNPL7AA4Pjfmm5Cwx-84gU2FRbGlULibbtU8soAnZYZ-MoADWEZzzKdWbPdsidIgT0MCjaofXbTI1O1Gc_7L2_WPid2qkD0m8o7jzqcVp9aa0ewkNwUjAGiTlp5DHgGlX9ifDg6DlBwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6&tokenCaptchar=03AGdBq249xeJ735a3FdYmniTgwapiESN8BE7CbuW8rMl9KtABeDOvRKu8nrzHaabzUdZqUVLXfqGc14x1EubxQ9lkpFb6qvMbhTXhsvHKxPTxPdCgi79OyxXvTod5VRB0Fgdjq88Bveh8EAFrT-QMOWzi5A4Wnr2TwU_Qi9nLyPdmI_B4fLM3u6RrYY5kdnCcDWJYxKfe1i91TnxB0iAsQ4gx9jYOXAJ63JcLl-8csxyJsw4TU0RbwNYgfvm-igtQuynuzwqjdiEUSY_6SsfJ-pfgWiSKGqi62dd6EnIGV1X0tOU8Sutjl1QRtpNc_QG3Mpv8jXrzh-COPMFFM5J4S-tsAD6MBrnxGIe72DyqcbgAfQPOUZOJjLYIDtgdtx5RscM7wc1CbrKTnXs6wjqGYTEMGimvTTiYZclgpcO0M1zoDyBC6Bodkpgu1dxrSaYun1oUQg-af7cw2RXNSR3uPa-okyIixD3_qApt_BR
dc.description.abstractxThe use of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom has been the focus of a series of works in the area of Teaching Chemistry. Among these technologies, videos are found, being characterized as resources that can, besides motivate, help in the teaching and learning process, due to its characteristics of associating several types of language. The YouTube video site is popular with young people and adults, being a space where people have access to a great diversity of types of videos. From this popularity, it is considered that some videos already available on YouTube may have a potential for use in the classroom. Among these videos are the ones published by the Nerdology channel, which presents discussions about scientific concepts, often associated with elements of pop culture / geek, attracting a huge audience. Thus, the present work aims to analyze the appropriation of a scientific language through videos of the channel Nerdologia about the content of Radioactivity. The content was chosen from a pre-analysis performed, which considered the videos categorized as being of Chemistry by the channel itself. The appropriation of scientific language was analyzed from an analytical tool of discourse, present in the literature, which categorizes discourse in dialog and / or authority through interactivity or noninteractivity in the classroom. The proposed intervention was carried out in two meetings, being performed in a public school in Caruaru-PE.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Elys Gabrynne Cavalcante.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons