Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40082
Compartilhe esta página
Título: | Concepções dos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre a ciência química e sua relação com o cotidiano. |
Autor(es): | SILVA, André Antônio da |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Ciências - Estudo e ensino; Ensino médio; Gastrite |
Data do documento: | 18-Jul-2017 |
Citação: | SILVA, André Antônio da. Concepções dos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre a ciência química e sua relação com o cotidiano. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Compreender as concepções dos estudantes acerca de uma área do conhecimento e o impacto que elas têm na aprendizagem formal e no cotidiano, é uma das grandes preocupações pedagógicas da atualidade. Com base nisso, esse trabalho teve como objetivo verificar se após anos de escolarização as concepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio acerca da ciência química na sua relação com o cotidiano se aproximam dos conhecimentos científicos da área. Trata-se de um estudo de caso realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), situada no município de São Caetano-PE. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários estruturados, constituídos por questões objetivas e subjetivas. As questões foram aplicadas para 35 estudantes e para o professor que leciona na série pesquisada. Elaborou-se um perfil das concepções e compreensões que os estudantes da série analisada têm acerca da ciência química e conceitos relacionados. As categorias analisadas para tanto foram: Ciência, Ciência Química e Ensino de Química. Após a análise dos dados observamos que muitos dos participantes apresentaram concepções divergentes da literatura, demonstrando que mesmo após passarem pela educação básica formal, não conseguiram construir concepções sobre o conhecimento científico na área e sua aplicabilidade. É possível concluir que o ensino de química na educação básica pouco tem contribuído para a construção dos conceitos teórico-práticos básicos para o componente curricular de química, que possibilite aos alunos a tomada de decisões em sua vida cotidiana que exige o conhecimento mínimo desta área, ou seja, que se forme um indivíduo cientificamente e tecnologicamente letrado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40082 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, André Antônio da.pdf | 404,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons