Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40082

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Fabiana da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, André Antônio da-
dc.date.accessioned2021-05-17T23:56:44Z-
dc.date.available2021-05-17T23:56:44Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, André Antônio da. Concepções dos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre a ciência química e sua relação com o cotidiano. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40082-
dc.description.abstractCompreender as concepções dos estudantes acerca de uma área do conhecimento e o impacto que elas têm na aprendizagem formal e no cotidiano, é uma das grandes preocupações pedagógicas da atualidade. Com base nisso, esse trabalho teve como objetivo verificar se após anos de escolarização as concepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio acerca da ciência química na sua relação com o cotidiano se aproximam dos conhecimentos científicos da área. Trata-se de um estudo de caso realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), situada no município de São Caetano-PE. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários estruturados, constituídos por questões objetivas e subjetivas. As questões foram aplicadas para 35 estudantes e para o professor que leciona na série pesquisada. Elaborou-se um perfil das concepções e compreensões que os estudantes da série analisada têm acerca da ciência química e conceitos relacionados. As categorias analisadas para tanto foram: Ciência, Ciência Química e Ensino de Química. Após a análise dos dados observamos que muitos dos participantes apresentaram concepções divergentes da literatura, demonstrando que mesmo após passarem pela educação básica formal, não conseguiram construir concepções sobre o conhecimento científico na área e sua aplicabilidade. É possível concluir que o ensino de química na educação básica pouco tem contribuído para a construção dos conceitos teórico-práticos básicos para o componente curricular de química, que possibilite aos alunos a tomada de decisões em sua vida cotidiana que exige o conhecimento mínimo desta área, ou seja, que se forme um indivíduo cientificamente e tecnologicamente letrado.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGastritept_BR
dc.titleConcepções dos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre a ciência química e sua relação com o cotidiano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404349Z2&tokenCaptchar=03AGdBq24GJ3qxyg6gJCQKWhLaHjEPJkkPEOQtK8Pbubd8eLyKSI0n3YFektRfSMbUL9t0E1HJFx9ch6od7Ot1oRd75DMTWVNkdhSUWtjpnYB9s3TZfLzTg-0Hgxh_dDt9k8WXPZ5LmtDGD9tEH6BRISqCE-NpOY-_BgFTnKebHwkMyciTBjzyf8OZyqRPw_Up0z2sZh3oV5tQC-DRaf1SiT-_Z8eRuDapwVAyXuh8nOOldF8gWCc-wKvVsPNw7C_SR01QgLc7P4FpFLYxOFaOIIyLrNMH-imkwCQ9wlCr_lvrLAjckTiQg5kFYjT22SW0saYeuFEpYY3WKms5pVYCfFa6kvMAEgjmEMbjGkt1ynBLQOzd8qB4CYtZ3aW-hiGrL4sxauA1mCMgW4CJvIR2fHXvktbU7B70hyt3tLxTaFxPaimfoAYTG7R4DFOdwyzp5iUorCYIrwAEocEkPuWhOsbXQiuQrPbnAApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218251E2&tokenCaptchar=03AGdBq26rCvzZeOowsYispE9g-qUJ6cdOGKYhz9E035-EW3f3waiESUqybnyPdX1tAz0aFnmtqBpddmyjsmIDUUSYIRy54oq0M0eR5oXH7ZmEi-HQZisXgmr5XR2v76qefgR7KnCp-1i0fnMxw4KT9B9Vhi84E5sptypPMdoqA77equBBhKusxkxMvwWf5-uzpBpJc7hqsQYbb02IHr-n3iwViH4EflC5auNNReZgvmq9UYQ1UsGdgiSkyw4kqiPwhH-TAKW8jBXvGHWgwnx8ogUT59PMzswTdy2ACwJMDpZfRky0lMboShkft3WZj6sRNFLwM7xR0DW8jgiVOyqjkrE6M6yhhpI_U6-LHuV8vhUVAiqppT4eypYDNP_zL5xtdOnvEQDrGd4pjFZh6iQqBTZYJLlL0ZQRcuZjzPqnBe3xCpycS6tFYODoU3cNCqVFRRR9HoDaTlg4qTmTvY8O1Wes_AI2qjT94Apt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding students' conceptions of an area of knowledge and the impact they have on formal and everyday learning is one of the major pedagogical concerns of the day. Based on this, this work had as objective to verify if after years of schooling the conceptions of the students of the 3rd year of High School about chemical science in its relation with the daily life are close to the scientific knowledge of the area. This is a case study carried out in a School of Reference in Secondary Education (EREM), located in the municipality of São Caetano-PE. As a data collection instrument, structured questionnaires were used, consisting of objective and subjective questions. The questions were applied to 35 students and to the teacher who teaches in the series studied. A profile of the conceptions and understandings that the students of the analyzed series have about chemical science and related concepts was elaborated. The categories analyzed were: Science, Chemical Science and Teaching Chemistry. After analyzing the data, we observed that many of the participants presented divergent conceptions of the literature, demonstrating that even after passing through formal basic education, they could not construct conceptions about the scientific knowledge in the area and its applicability. It is possible to conclude that the teaching of chemistry in basic education has contributed little to the construction of the basic theoretical-practical concepts for the curricular component of chemistry, which enables students to make decisions in their daily lives that requires the minimum knowledge of this area, That is, that an individual be formed scientifically and technologically literate.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, André Antônio da.pdf404,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons