Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40046

Compartilhe esta página

Título: A incidência de ICMS e ISS no mesmo fato gerador e a solução dada pela jurisprudência: como os julgados brasileiros evitaram a bitributação entre estados e municípios.
Autor(es): Maciel, Laís Farias
Palavras-chave: Direito tributário; Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços- ICMS; Imposto sobre serviços - ISS
Data do documento: 1-Nov-2020
Citação: MACIEL, Laís Farias; OLIVEIRA, José André Wanderley Dantas de. (Orient.). A incidência de ICMS e ISS no mesmo fato gerador e a solução dada pela jurisprudência: como os julgados brasileiros evitaram a bitributação entre estados e municípios. 2020. 63 f. TCC (graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2020.
Abstract: O Direito Tributário Brasileiro sempre enfrentou uma problemática constante de embate à bitributação, essa desenhada principalmente no que diz respeito à incidência de ICMS e ISS em situações em que bens ou mercadorias são oferecidos juntamente a serviços, as chamadas operações mistas. Uma vez que a doutrina e a legislação não são suficientes para solucionar os casos de dúvida de incidência de um ou outro imposto, a fim de evitar o instituto da bitributação e guerra fiscal entre os entes, cabe aos tribunais superiores tal atribuição, com o objetivo de trazer um entendimento uniforme sobre as questões. Diante deste cenário, o presente trabalho almeja analisar detalhadamente os impostos ICMS e ISS, e por fim, trazer à baila casos concretos em que a jurisprudência pátria teve que atuar e decidir sobre a incidência tributária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40046
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍS FARIAS MACIEL.pdf471,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons