Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40029

Compartilhe esta página

Título: Poéticas na curadoria contemporânea : um percurso pelas exposições Cães sem Plumas e Histórias Mestiças
Autor(es): TARGINO, Alexandre Nepomuceno
Palavras-chave: Curadoria; Arte Contemporânea; Poéticas; Histórias Mestiças; Cães sem Plumas
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TARGINO, Alexandre Nepomuceno. Poéticas na curadoria contemporânea : um percurso pelas exposições Cães sem Plumas e Histórias Mestiças. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Visto que a curadoria e os processos curatoriais podem ser lidos como produção de conhecimento, busca-se entender de que forma a curadoria atua como mediadora do processo artístico e se ela pode atuar como colaboradora e/ou coautora. Para delimitar tal estudo, apresentamos a análise de duas propostas curatoriais distintas, de Moacir dos Anjos e Adriano Pedrosa, buscando possíveis convergências e diferenças em suas poéticas, métodos e práticas curatoriais: as exposições Histórias Mestiças (2014), organizada por Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e a exposição organizada por Moacir dos Anjos denominada Cães sem Plumas, exibida em uma versão compacta, intitulada Cães sem Plumas [prólogo], na galeria Nara Roesler, em São Paulo (2013), e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, em Recife, entre 23 de abril e 6 de julho de 2014. Para fundamentar o argumento do estudo, recorre-se a autores que estabelecem um vínculo entre a Arte e suas poéticas, como Martin Heidegger; autores que se vinculam à Teoria da Arte, como Arthur Danto; autores ligados às questões da curadoria, como Hans Ulrich Obrist e Alexandre Ramos; bem como textos dos curadores pesquisados e seus partidos escolhidos nos campos filosóficos, políticos e estéticos. Cabe ressaltar o caráter qualitativo da pesquisa, no intuito de desvelar os significados através da escrita e/ou da fala dos curadores, aprofundando a reflexão sobre a arte contemporânea e as relações entre esta e a curadoria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40029
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexandre Nepomuceno targino.pdf7,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons