Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40029

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Jose Augusto Costa de-
dc.contributor.authorTARGINO, Alexandre Nepomuceno-
dc.date.accessioned2021-04-30T14:14:55Z-
dc.date.available2021-04-30T14:14:55Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.citationTARGINO, Alexandre Nepomuceno. Poéticas na curadoria contemporânea : um percurso pelas exposições Cães sem Plumas e Histórias Mestiças. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40029-
dc.description.abstractVisto que a curadoria e os processos curatoriais podem ser lidos como produção de conhecimento, busca-se entender de que forma a curadoria atua como mediadora do processo artístico e se ela pode atuar como colaboradora e/ou coautora. Para delimitar tal estudo, apresentamos a análise de duas propostas curatoriais distintas, de Moacir dos Anjos e Adriano Pedrosa, buscando possíveis convergências e diferenças em suas poéticas, métodos e práticas curatoriais: as exposições Histórias Mestiças (2014), organizada por Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e a exposição organizada por Moacir dos Anjos denominada Cães sem Plumas, exibida em uma versão compacta, intitulada Cães sem Plumas [prólogo], na galeria Nara Roesler, em São Paulo (2013), e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, em Recife, entre 23 de abril e 6 de julho de 2014. Para fundamentar o argumento do estudo, recorre-se a autores que estabelecem um vínculo entre a Arte e suas poéticas, como Martin Heidegger; autores que se vinculam à Teoria da Arte, como Arthur Danto; autores ligados às questões da curadoria, como Hans Ulrich Obrist e Alexandre Ramos; bem como textos dos curadores pesquisados e seus partidos escolhidos nos campos filosóficos, políticos e estéticos. Cabe ressaltar o caráter qualitativo da pesquisa, no intuito de desvelar os significados através da escrita e/ou da fala dos curadores, aprofundando a reflexão sobre a arte contemporânea e as relações entre esta e a curadoria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectPoéticaspt_BR
dc.subjectHistórias Mestiçaspt_BR
dc.subjectCães sem Plumaspt_BR
dc.titlePoéticas na curadoria contemporânea : um percurso pelas exposições Cães sem Plumas e Histórias Mestiçaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7445008506614903pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2881202050160159pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxSince curatorship and curatorial processes can be read as knowledge production, it is sought to understand how curators act as mediators of the artistic process and whether they can act as collaborators and / or co-authors. In order to delimit such a study, we present the analysis of two distinct curatorial proposals, by Moacir dos Anjos and Adriano Pedrosa, searching for possible convergences and differences in their poetics, methods and curatorial practices: the exhibitions Histórias Mestiças [Mestizo Histories] (2014), organized by Adriano Pedrosa and Lilia Schwarcz, at the Tomie Ohtake Institute in São Paulo, and the exhibition organized by Moacir dos Anjos called Cães sem Plumas [Dogs without Feathers], presented in a compact version entitled Cães sem Plumas [prologue] at the Nara Roesler gallery in São Paulo (2013). and at the Museum of Modern Art Aloísio Magalhães – MAMAM, in Recife, between April 23 and July 6, 2014. To substantiate the argument of the study, authors are used that establish a link between Art and his poetics, such as Martin Heidegger; authors who are linked to Theory of Art, such as Arthur Danto; authors related to curatorship issues, such as Hans Ulrich Obrist and Alexandre Ramos; as well as texts of the curators surveyed and their chosen parties in the philosophical, political and aesthetic fields. It is important to emphasize the qualitative nature of the research, in order to reveal meanings through the writing and/or speech of the curators, deepening the reflection on contemporary art and the relations between this and curatorshippt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alexandre Nepomuceno targino.pdf7,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons