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Título : Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado
Autor : SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo
Palabras clave : Matemática - Formação de Professores; Didática da Matemática; Matemática – Grandezas e Medidas; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 23-jun-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : O objetivo geral desta tese é analisar contribuições de elementos da Jugyou Kenkyuu (JK) e da Engenharia Didática (ED) para fomentar o desenvolvimento profissional de licenciandos em Matemática matriculados no Estágio Curricular Supervisionado. A JK envolve de três a quatro fases: o planejamento da aula, a observação da aula, a reflexão pós-aula e, em alguns casos, a reaplicação dessa aula pós-reflexão, podendo ser utilizada por professores em exercício e/ou formadores de professores e/ou futuros professores. A ED fundamenta a elaboração, experimentação e análise dos resultados de sequências didáticas, ancorada em produções teóricas e sobre o papel do professor, estabelecendo uma forte relação entre teoria e prática. Mesclando elementos dessas duas abordagens, investigamos seus possíveis impactos sobre os estagiários quanto a refletir, estudar, pesquisar e compreender o conhecimento matemático, didático-pedagógico e alguns dos fenômenos que envolvem as práticas de ensino escolares. O Estágio Curricular Supervisionado é o momento que o futuro professor entra em contato com o ambiente de trabalho para compreender as tarefas a serem realizadas, tendo consciência de quais são estas e a complexidade que as envolve. Foi realizado um estudo experimental, no primeiro semestre de 2018, visando compreender a inserção da JK e da ED no contexto brasileiro. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: gravação em áudio e vídeo das reuniões presenciais e aulas; planos de aulas individuais; entrevistas individuais ao final; e-mail; grupo em aplicativo; e observação participante. Contou com a participação de um professor supervisor da escola X, um professor formador de estágio de uma universidade pública pernambucana e quatro estagiários de regência. Os procedimentos metodológicos foram baseados no processo formativo com os elementos da JK e da ED. Os conteúdos trabalhados foram as grandezas comprimento e área em uma turma de 7º ano da mesma escola. Dentre as contribuições encontradas estão: o aprofundamento do conhecimento dos estagiários sobre o campo das grandezas e medidas; seu processo de ensino e de aprendizagem; a dissociação de perímetro e área, de grandeza, medida e objeto, como pontos essenciais para a formação didático pedagógica dos estagiários; a participação dos professores (supervisor e formador) também contribuiu para a promoção do desenvolvimento profissional dos licenciandos com as trocas de experiências e conhecimentos, estudos, discussões e reflexões; etc. O percurso teórico metodológico nos conduziu a defender a seguinte tese: A JK e a ED estruturam diferentes modos de relação entre teoria e prática, com aportes e limitações, e a consideração de elementos complementares dessas duas perspectivas, no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado, traz contribuições para o desenvolvimento profissional dos licenciandos em matemática. Sugerimos como continuidade dessa pesquisa investigar os aportes da JK e da ED para a formação e a promoção do desenvolvimento profissional dos supervisores e dos formadores, bem como o impacto das sequências didáticas elaboradas sobre a aprendizagem dos alunos participantes.
Descripción : SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MACEDO, Aluska Dias Ramos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40028
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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