Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39982

Compartilhe esta página

Título: O uso sustentável da água : uma abordagem investigativa com alunos do ensino médio
Autor(es): RODRIGUES, Simone Lima Dourado Ximenes
Palavras-chave: Biologia – estudo e ensino; Metodologia Ativa; Metodologia Investigativa; Sustentabilidade
Data do documento: 9-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Simone Lima Dourado Ximenes. O uso sustentável da água: uma abordagem investigativa com alunos do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: A água, como recurso finito, vem sofrendo com ações não sustentáveis no mundo. Para mudança deste cenário, acredita-se que a educação pode transformar a percepção cultural de abundância e de desperdício desse recurso em atitudes de responsabilidade e compromisso. Nessa perspectiva, acredita-se que metodologias que focam no aluno, colocando-o diante de problemas, mobilizando o seu potencial intelectual, são ferramentas de grande valia por estimular a observação e reflexão numa conduta ativa, podendo contribuir para melhorias socioambientais. Neste contexto, esta pesquisa objetivou avaliar como os processos metodológicos ativos e investigativos de ensino e aprendizagem contribuem para despertar o senso crítico nos alunos, no tocante às problemáticas socioambientais que envolvem a qualidade da água para consumo humano. Para tanto, o estudo teve como público alvo duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Arcoverde localizado no semiárido pernambucano. O planejamento metodológico foi realizado com base no método de “Aprendizagem Baseada em Problemas “adaptado à realidade local através de sete intervenções: (1) Tempestades de ideias, (2) Aulas expositivas e dialogadas, (3) Palestras, (4) Visita Técnica, (5) Roteiro Urbano, (6) Projeto interdisciplinares e (7) Exposição de fotos e banner. Estas foram desenvolvidas ao longo de um semestre e avaliadas pelos discentes através da aplicação de um questionário. O uso de metodologias ativas investigativas possibilitou estimular o protagonismo no processo de construção de novos conhecimentos, no qual a diversidade de estratégias facilitou a participação dos discentes e permitiu a complementação dos conteúdos. Assim, a partir de uma análise das intervenções, visualizou-se que: foi possibilitado aporte de conhecimento aos discentes de forma que participassem dialogando, descontruindo e construindo aprendizagem para atuar de forma mais segura nas intervenções seguintes; nos ambiente não formais utilizados, como visita técnica e roteiro urbano, observou-se a contextualização do conhecimento construído ao longo do semestre e diagnóstico de problemas socioambientais in loco; a interdisciplinaridade promoveu a participação ativa nas aulas das disciplinas interligadas e possibilitou maior sensibilização a partir dos saberes relacionados; e a socialização, através de informações sistematizadas e apresentadas, propiciou o protagonismo dos discentes. Quanto a avaliação realizada, com questionário aplicado, em suma, a participação nas intervenções foi considerada como boa pela maioria (45%), e o desenvolvimento das intervenções trouxe uma aprendizagem efetiva através de observação, pesquisas e reflexão. O estudo confirmou que os processos metodológicos ativos e investigativos de ensino e aprendizagem contribuem positivamente para a progressão de aprendizado dos discentes. Também, que as diferentes estratégias realizadas oportunizaram o envolvimento dos discentes, uma vez que elas visaram a aproximação e o aprendizado a partir da realidade deles. Outrossim, as metodologias aplicadas mostraram-se como diferencial para o ensino noturno, no qual as metodologias tradicionais comumente se destacam. Concluiu-se que as metodologias ativas contribuem para promoção da sensibilização ambiental, resultando na formação de cidadãos com olhar interdisciplinar e responsável acerca dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Descrição: RODRIGUES, Simone Lima Dourado Ximenes também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Simone Lima Dourado Ximenes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39982
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Simone Lima Dourado Ximenes Rodrigues.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons