Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39841

Comparte esta pagina

Título : Percepções de discentes de Língua Francesa sobre a escolha da profissão : um estudo dialógico do discurso
Autor : FERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa
Palabras clave : Estereótipos; Língua e cultura francesa; Licenciatura; Discentes; Bakhtin
Fecha de publicación : 25-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa. Percepções de discentes de Língua Francesa sobre a escolha da profissão: um estudo dialógico do discurso. 2021. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O tema, para essa tese, foi escolhido a partir de inquietações da Pesquisadora acerca da grande evasão existente no curso em Licenciatura em Letras-Língua Francesa da Universidade Federal de Pernambuco e de sua falta de visibilidade na sociedade, mesmo que a França seja o segundo país que mais faz troca científica com o Brasil. Partindo de uma perspectiva sócio-histórica e discursiva da linguagem, esta tese teve como objetivo descortinar, através da teoria de Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, vozes sociais no discurso de discentes desse curso acerca da maneira como eles enxergam a língua e cultura francesas. Adotamos a pesquisa de campo com uma abordagem metodológica qualitativa, visando interpretar e descrever os dados do estudo em foco. Escolhemos a entrevista semiestruturada, para coletarmos nossos dados e os procedimentos de análise emergiram a partir da observação deles para a posterior delimitação das categorias bakhtinianas que embasaram nossa pesquisa, dando-lhe um caráter indutivo. Nossa hipótese foi que a escolha do curso se deve ao ideal imaginário sobre a Língua Francesa “chique” e “culta”, mas que, à medida que esses discentes vão progredindo no curso, percebem que a ausência do conhecimento prévio da língua, bem como o árduo e reduzido campo profissional que terão que seguir fazem com que muitos o abandonem. Para o sujeito, essa escolha parece uma tomada de decisão individual, no entanto, em todo ato realizado há o confronto de dois mundos: o da cultura e o da vida. Sua experiência em relação à tomada de decisão de cursar Licenciatura em Letras-Língua Francesa é única e indivisível na sua vida, no entanto, há outros seres humanos e tudo que está situado fora de mim está correlacionado com eles: mas o sujeito não se encontra nessas vidas e para interagir ele se adequa a um papel. Os resultados obtidos nos mostram a importância de envidar esforços na disseminação da importância científica de países francófonos para nossa sociedade, pois não há, entre os discursos analisados, o conhecimento dessa intensa troca que fomenta a internacionalização de nossas IES. E também nos revelam o quanto a Língua estrangeira pode contribuir na construção do sujeito, transformando sua compreensão de mundo. Pois, é com nossa visão de mundo que vamos em direção ao discurso do outro, nossa visão, quando ao encontro ou mesmo de encontro ao outro, não fica imutável e sempre se transforma, carregando também algo de novo.
Descripción : FERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa também é conhecida em citações bibliográficas por: PEDROSA, Otávia
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39841
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons