Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39841

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorFERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa-
dc.date.accessioned2021-04-22T19:20:10Z-
dc.date.available2021-04-22T19:20:10Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationFERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa. Percepções de discentes de Língua Francesa sobre a escolha da profissão: um estudo dialógico do discurso. 2021. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39841-
dc.descriptionFERNANDES, Otávia Pinheiro Pedrosa também é conhecida em citações bibliográficas por: PEDROSA, Otáviapt_BR
dc.description.abstractO tema, para essa tese, foi escolhido a partir de inquietações da Pesquisadora acerca da grande evasão existente no curso em Licenciatura em Letras-Língua Francesa da Universidade Federal de Pernambuco e de sua falta de visibilidade na sociedade, mesmo que a França seja o segundo país que mais faz troca científica com o Brasil. Partindo de uma perspectiva sócio-histórica e discursiva da linguagem, esta tese teve como objetivo descortinar, através da teoria de Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, vozes sociais no discurso de discentes desse curso acerca da maneira como eles enxergam a língua e cultura francesas. Adotamos a pesquisa de campo com uma abordagem metodológica qualitativa, visando interpretar e descrever os dados do estudo em foco. Escolhemos a entrevista semiestruturada, para coletarmos nossos dados e os procedimentos de análise emergiram a partir da observação deles para a posterior delimitação das categorias bakhtinianas que embasaram nossa pesquisa, dando-lhe um caráter indutivo. Nossa hipótese foi que a escolha do curso se deve ao ideal imaginário sobre a Língua Francesa “chique” e “culta”, mas que, à medida que esses discentes vão progredindo no curso, percebem que a ausência do conhecimento prévio da língua, bem como o árduo e reduzido campo profissional que terão que seguir fazem com que muitos o abandonem. Para o sujeito, essa escolha parece uma tomada de decisão individual, no entanto, em todo ato realizado há o confronto de dois mundos: o da cultura e o da vida. Sua experiência em relação à tomada de decisão de cursar Licenciatura em Letras-Língua Francesa é única e indivisível na sua vida, no entanto, há outros seres humanos e tudo que está situado fora de mim está correlacionado com eles: mas o sujeito não se encontra nessas vidas e para interagir ele se adequa a um papel. Os resultados obtidos nos mostram a importância de envidar esforços na disseminação da importância científica de países francófonos para nossa sociedade, pois não há, entre os discursos analisados, o conhecimento dessa intensa troca que fomenta a internacionalização de nossas IES. E também nos revelam o quanto a Língua estrangeira pode contribuir na construção do sujeito, transformando sua compreensão de mundo. Pois, é com nossa visão de mundo que vamos em direção ao discurso do outro, nossa visão, quando ao encontro ou mesmo de encontro ao outro, não fica imutável e sempre se transforma, carregando também algo de novo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectLíngua e cultura francesapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.titlePercepções de discentes de Língua Francesa sobre a escolha da profissão : um estudo dialógico do discursopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4151590837429118pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLe thème de cette thèse a été choisi à partir de préoccupations du chercheur concernant la grande évasion existante dans le cours de Licenciatura en Lettres-Langue Française à l'Université Fédérale de Pernambuco et son manque de visibilité dans la société, même si la France est le deuxième pays qui fait le plus d’échanges scientifiques avec le Brésil. Partant d'une perspective socio-historique et discursive de la langue, cette thèse visait à dévoiler, à travers l'analyse dialogique de la théorie du discours de Bakhtine, des voix sociales dans le discours des étudiants de ce cours sur la manière dont ils voient la langue et la culture françaises. Nous avons adopté la recherche de terrain avec une approche méthodologique qualitative, afin d'interpréter et de décrire les données de l'étude en question. Nous avons choisi l'entretien semi-structuré pour collecter nos données et les procédures d'analyse ont émergé de leur observation pour délimiter davantage les catégories bakhtiniennes qui ont soutenu notre recherche, en lui donnant un caractère inductif. Notre hypothèse était que le choix du cours est dû à l'idéal imaginaire de la langue française «chic» et «cultivée», Mais qu’au fur et à mesure que ces étudiants progressent dans le cours, ils se rendent compte que le absence de connaissance préalable de la langue, ainsi que du domaine ardu et réduit qu’ils devront suivre, ce qui fera que beaucoup l’abandonnent. Pour le sujet, ce choix semble être une décision individuelle, cependant, dans chaque acte accompli, il y a une confrontation de deux mondes: celui de la culture et celui de la vie. Son expérience par rapport à la décision de faire une Licence en Lettres-Langue Française est unique et indivisible dans sa vie, cependant, il y a d'autres êtres humains et tout ce qui se situe en dehors de moi est corrélé avec eux: mais le sujet n'est pas dans ces vies et pour interagir, il joue un rôle. Les résultats obtenus nous montrent l'importance de faire des efforts pour diffuser l'importance scientifique des pays francophones dans notre société, car il n'y a pas, parmi les discours analysés, la connaissance de cet échange intense qui favorise l'internationalisation de nos IES. Et ils nous révèlent aussi à quel point la langue étrangère peut contribuer à la construction du sujet, en transformant sa compréhension du monde. Car, c'est avec notre vision du monde que nous allons vers la parole de l'autre, notre vision, en se rencontrant ou même contre l'autre, n'est pas immuable et change toujours, portant aussi quelque chose de nouveau.pt_BR
dc.description.abstractxAbstract The topic for this thesis was chosen because of my concerns with the high dropout rates in the Undergraduate Program in French of the Federal University of Pernambuco and its lack of visibility even when France is the second country in scientific exchange with Brazil. Under a socio-historical and discursive perspective of language, this thesis aims at unveiling social voices in students' discourses of this program about the way they see the French language and culture, by the means of Bakhtin's Dialogic Discourse Analysis. This is a field research with a qualitative approach, which aims at interpreting and describing the data of this study. I chose the semi-structured interviews to collect the data and the analysis procedures emerged from their observation for the ulterior delimitation of the bakhtinian categories that based this research, which is considered inductive. The hypothesis was that the choice for joining this undergraduate program is due to the imaginary ideal about the "cultured" and "chic" French Language, But that, as these students progress in the course, they realize that the absence of prior knowledge of the language, as well as the arduous and reduced field that they will have to follow cause many to abandon it. For the subject, this choice seems like an individual decision, nevertheless, in every action is the confrontation of two worlds: the culture's and the life's. Their experience in relation to the decision making of being in the Undergraduate Program in French is unique and indivisible in their life, however, there are other human beings and everything that is located out of myself is correlated to them: but the subject is not in these lives and to interact they have to fit into a role. The results show the importance of putting efforts to the dissemination of the scientific relevance of francophone countries for our society, because the analyzed discourses do not acknowledge this intense exchange between France and Brazil, which foment the internationalization of the Brazilian universities. Moreover, they also show how much the foreign language can contribute to the construction of the subject, transforming their world comprehension, because it is with our own world vision that we go towards the other's discourse, our vision, weather agreeing or not with the other, does not remain immutable and it is always changing, also carrying something new.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons