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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39830

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorPACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-21T15:14:04Z-
dc.date.available2021-04-21T15:14:04Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationPACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira. O apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39830-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou analisar o processo de apropriação do Apprenti Géomètre 2 por licenciandos em Matemática na realização de atividades sobre a grandeza área. A fundamentação teórica apoiou-se na Teoria da Instrumentação desenvolvida por Pierre Rabardel e na abordagem da área como uma grandeza autônoma proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Utilizou-se, ainda, o estudo das situações que dão sentido à área construído por Paula Baltar e ampliado por Lúcia Durão Ferreira, o que levou a considerar quatro classes de situações (comparação de áreas, medida de área, produção de superfície e mudança de unidade de área). Em termos metodológicos, essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas presenciais designadas por Estudo Preliminar e Estudo Experimental. No Estudo Preliminar, dois estudantes de um curso de licenciatura plena em matemática resolveram quatro atividades sobre área no Apprenti Géomètre 2. Os resultados desse primeiro Estudo subsidiaram a elaboração do Estudo Experimental, no qual cinco licenciandos em matemática (distintos daqueles do Estudo Preliminar) que desejavam aprender a explorar o Apprenti Géomètre 2, apropriando-se de suas ferramentas, resolveram seis atividades relacionadas à grandeza área. Os participantes interagiram pela primeira vez com o software durante o Estudo, porque almejou-se analisar como licenciandos em matemática (Sujeitos) resolviam atividades sobre a grandeza área (objeto matemático) por meio do Apprenti Géomètre 2 (Instrumento). Os resultados da pesquisa mostram que os participantes à medida que exploravam as ferramentas do software e identificavam os limites e possibilidades de suas funcionalidades mobilizavam esquemas e exerciam ações de uso no ambiente do Apprenti Géomètre 2 na tentativa de resolver as atividades. Em relação às estratégias de resolução, usaram em alguns momentos procedimentos geométricos (decomposição, recomposição, sobreposição e inclusão), entretanto no decorrer da vivência, os aspectos numéricos (ladrilhamento e fórmulas) foram privilegiados para responder ao conjunto de atividades. A instrumentalização e a instrumentação ocorreram de maneira cíclica, independente dos procedimentos resolutivos (geométricos ou numéricos) adotados. Por fim, apesar do tempo curto, foram observados indícios do processo de transformação do Apprenti Géomètre 2 do status de artefato para o de instrumeno por parte dos licenciandos em matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - aprendizagempt_BR
dc.titleO apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4747408242794701pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the Apprenti Géomètre 2 appropriation process by Mathematics undergraduates to perform activities on the greatness of the area. The theoretical foundation was based on the Instrumentation Theory developed by Pierre Rabardel and on the approach of the area as an autonomous greatness proposed by Régine Douady and Marie- Jeanne Perrin-Glorian. It was also used the study of situations that give meaning to the area built by Paula Baltar and expanded by Lúcia Durão Ferreira, which led to consider four classes of situations (comparison of areas, area measurement, surface production and change of area unit). In methodological terms, this research was developed in two face-to-face stages called Preliminary Study and Experimental Study. In the Preliminary Study, two undergraduates in mathematics solved four activities in the area in Apprenti Géomètre 2. The results of this first Study supported the elaboration of the Experimental Study, in which five undergraduates in mathematics (different from those of the Preliminary Study) who wished to learn to explore Apprenti Géomètre 2, using their tools, solved six activities related to the greatness of the area. The participants interacted with the software for the first time during the Study, because it aimed to analyze how undergraduates in mathematics (Subjects) solved activities on area greatness (mathematical object) through Apprenti Géomètre 2 (Instrument). The results of the research show that the participants, as they explored the software tools and identified the limits and possibilities of their functionalities, mobilized schemes and exercised actions of use in the Apprenti Géomètre 2 environment in an attempt to solve the activities. Regarding the resolution strategies, they sometimes used geometric procedures (decomposition, recomposition, overlap and inclusion), however during the experience, the numerical aspects (tiling and formulas) were privileged to respond to the set of activities. The instrumentalization and instrumentation occurred in a cyclical manner, regardless of the resolving procedures (geometric or numerical) adopted. Finally, despite the short time, there were signs of the process of transforming Apprenti Géomètre 2 from artifact to instrument status on the part of undergraduates in mathematics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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