Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39828

Compartilhe esta página

Título: Consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos
Autor(es): SILVA, Maria Natalia Ferreira da
Palavras-chave: Destinos turísticos; Produtividade; Materialismo
Data do documento: 29-Jan-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Maria Natalia Ferreira da. Consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo tem como foco as experiências colecionáveis, as quais se referem à coleção de vivências, na medida em que os consumidores visitam os destinos turísticos, registram os que já visitaram em uma lista e buscam conhecer cada vez mais diferentes lugares. A pesquisa teve como objetivo analisar se a orientação para a produtividade, a busca por mudança e o materialismo influenciam o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. Para tanto, foi necessária a realização de uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo transversal, cuja amostra foi do tipo não probabilística por conveniência. Para coletar os dados, adotou-se um survey online por meio da técnica snowball. A amostra obteve 601 participantes e os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos indicaram que há influência positiva da orientação para a produtividade e da busca por mudança sobre o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. A orientação para a produtividade também influencia positivamente a busca por mudança. Por sua vez, destaca-se que o materialismo não exerce uma influência positiva sobre o consumo das experiências supracitadas como se acreditava inicialmente. Esta investigação trouxe contribuições teóricas, permitindo uma visualização mais clara do perfil dos consumidores atraídos pelas experiências colecionáveis, sendo mais importante para os indivíduos a coleção das experiências e não o prazer que estas podem proporcionar. Esses indivíduos estão preocupados em conseguir visitar o máximo de destinos turísticos no menor tempo possível, são influenciados pelas mudanças e se sentem produtivos. A hipótese sobre o materialismo não foi confirmada e isso pode ser explicado pelo fato do perfil de quem busca experiências ser completamente diferente de quem é materialista. Como contribuições práticas, argumenta-se que os destinos turísticos podem contribuir para o turismo oferecendo e promovendo novas e diferentes experiências que atraiam cada vez mais novos consumidores, assim como os equipamentos e estabelecimentos turísticos podem ajudar a atrai-los ao atualizarem os seus bens e serviços. Considera-se também que os indivíduos não procuram revisitar os lugares para onde já viajaram, levando a um melhor controle sobre a capacidade de carga turística, de forma que os destinos recebem até o limite da quantidade de pessoas e que não haja excesso de turistas. Da mesma forma, será benéfico para os consumidores, pois poderão usufruir mais as visitas e administrar melhor o tempo para colecionar mais experiências.
Descrição: COSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconi
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39828
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Natalia Ferreira da Silva.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons