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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39828

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Natalia Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-04-21T13:31:20Z-
dc.date.available2021-04-21T13:31:20Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Natalia Ferreira da. Consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39828-
dc.descriptionCOSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconipt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como foco as experiências colecionáveis, as quais se referem à coleção de vivências, na medida em que os consumidores visitam os destinos turísticos, registram os que já visitaram em uma lista e buscam conhecer cada vez mais diferentes lugares. A pesquisa teve como objetivo analisar se a orientação para a produtividade, a busca por mudança e o materialismo influenciam o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. Para tanto, foi necessária a realização de uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo transversal, cuja amostra foi do tipo não probabilística por conveniência. Para coletar os dados, adotou-se um survey online por meio da técnica snowball. A amostra obteve 601 participantes e os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos indicaram que há influência positiva da orientação para a produtividade e da busca por mudança sobre o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. A orientação para a produtividade também influencia positivamente a busca por mudança. Por sua vez, destaca-se que o materialismo não exerce uma influência positiva sobre o consumo das experiências supracitadas como se acreditava inicialmente. Esta investigação trouxe contribuições teóricas, permitindo uma visualização mais clara do perfil dos consumidores atraídos pelas experiências colecionáveis, sendo mais importante para os indivíduos a coleção das experiências e não o prazer que estas podem proporcionar. Esses indivíduos estão preocupados em conseguir visitar o máximo de destinos turísticos no menor tempo possível, são influenciados pelas mudanças e se sentem produtivos. A hipótese sobre o materialismo não foi confirmada e isso pode ser explicado pelo fato do perfil de quem busca experiências ser completamente diferente de quem é materialista. Como contribuições práticas, argumenta-se que os destinos turísticos podem contribuir para o turismo oferecendo e promovendo novas e diferentes experiências que atraiam cada vez mais novos consumidores, assim como os equipamentos e estabelecimentos turísticos podem ajudar a atrai-los ao atualizarem os seus bens e serviços. Considera-se também que os indivíduos não procuram revisitar os lugares para onde já viajaram, levando a um melhor controle sobre a capacidade de carga turística, de forma que os destinos recebem até o limite da quantidade de pessoas e que não haja excesso de turistas. Da mesma forma, será benéfico para os consumidores, pois poderão usufruir mais as visitas e administrar melhor o tempo para colecionar mais experiências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDestinos turísticospt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectMaterialismopt_BR
dc.titleConsumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4141080005227682pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on the collectible experiences which refer to the collection of experiences, insofar as consumers visit the tourist destinations, register those they have already visit on a list and seek to know more and more different places. The research aimed to analyze the way in which productivity orientation, search for change, and materialism influence the search for the consumption of collectable experiences in different tourist destinations. To do so, it was necessary to carry out a cross-sectional quantitative research type, whose sample was the non-probabilistic type by convenience. To collect the data, we adopted an online survey using the snowball technique. Through an online survey, 601 people participated in the research. The data were analyzed by the structural equation modeling. The results obtained indicated that there is a positive influence of productivity orientation and change-seeking on the consumption of collectible experiences in different tourist destinations. Productivity orientation also positively influences the search for change. In turn it is highlighted that materialism does not exert a positive influence on the consumption of the aforementioned experiences as it was initially believed. This research brought theoretical contributions, allowing a clearer view of the consumers attracted by collectible experiences profile, being more important to individuals the collection of the experiences and not the pleasure they can provide. These individuals are concerned with being able to visit as many tourist destinations as possible in the shortest time as possible, they are influenced by changes and feel themselves productive. The hypothesis about materialism was not confirmed and this can be explained by the fact that the experience seekers profile is completely different from materialists. As practical contributions, it is argued that tourist destinations can contribute to tourism by offering and promoting new and different experiences that attract more and more new consumers, as well as tourist facilities and establishments can help attract them by updating their goods and services. It is also considered that individuals do not seek to revisit places they have already traveled to, leading to better control over tourism carrying capacity, so that destinations receive up to the limit of the amount of people and that there are not too many tourists. Likewise, it will be beneficial for consumers, as they will be able to enjoy more their visits and manage their time better to collect more experiences.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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