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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809

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Título: A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989)
Autor(es): SILVA, Anderson de Sousa
Palavras-chave: Ceará – História; Artes; Política cultural; Centro de Artes Visuais Raimundo Cela
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Anderson de Sousa. A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará: transformações e permanências no campo da arte (1967-1989). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho versa sobre o campo das artes plásticas/visuais do Ceará entre os anos finais da década de 1960 até o final dos anos 1980. Analisamos a criação, em 1967, e a trajetória de um Centro de Artes Visuais, a Casa Raimundo Cela – instituição vinculada ao Governo do Estado do Ceará – e do seu Salão de arte: o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC). Por serem espaços administrados por órgãos governamentais, esta pesquisa também discute sobre o desenvolvimento das políticas culturais no Ceará. Tanto a Casa Raimundo Cela quanto o supracitado Salão de arte foram lugares formadores de diferentes gerações de artistas e exerceram um papel, dentre outras coisas, de institucionalização e legitimação dos entendimentos e das produções artísticas do Ceará e do Brasil. A utilização do conceito de Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu, instrumentaliza o nosso olhar investigativo para alguns elementos caros ao campo das artes, entre estes: as disputas simbólicas e geracionais; a produção crítica; o papel dos gestores culturais; as inovações e embates estéticos, entre outras questões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

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