Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson de Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-20T13:13:30Z-
dc.date.available2021-04-20T13:13:30Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson de Sousa. A Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará: transformações e permanências no campo da arte (1967-1989). 2020. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39809-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o campo das artes plásticas/visuais do Ceará entre os anos finais da década de 1960 até o final dos anos 1980. Analisamos a criação, em 1967, e a trajetória de um Centro de Artes Visuais, a Casa Raimundo Cela – instituição vinculada ao Governo do Estado do Ceará – e do seu Salão de arte: o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC). Por serem espaços administrados por órgãos governamentais, esta pesquisa também discute sobre o desenvolvimento das políticas culturais no Ceará. Tanto a Casa Raimundo Cela quanto o supracitado Salão de arte foram lugares formadores de diferentes gerações de artistas e exerceram um papel, dentre outras coisas, de institucionalização e legitimação dos entendimentos e das produções artísticas do Ceará e do Brasil. A utilização do conceito de Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu, instrumentaliza o nosso olhar investigativo para alguns elementos caros ao campo das artes, entre estes: as disputas simbólicas e geracionais; a produção crítica; o papel dos gestores culturais; as inovações e embates estéticos, entre outras questões.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCeará – Históriapt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectCentro de Artes Visuais Raimundo Celapt_BR
dc.titleA Casa Raimundo Cela e o Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará : transformações e permanências no campo da arte (1967-1989)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6065110224916571pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299027485408607pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims at analyzing the field of visual arts in Ceará between the late 1960’s to the late 1980’s. The founding, in 1967, of a center of visual arts, which is the Casa Raimundo Cela – entity linked to the state government of Ceará –, its art studio, that is, Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (SNAPC), and their trajectories will be analyzed. As such spaces are managed by government agencies, this research also aims at discussing the development of cultural policies in Ceará. Both Casa Raimundo Cela and the aforementioned art studio were places in which different generations of artists got artistic experiences, and such places also fulfilled a role, among other things, of institutionalizing and legitimizing understandings and art production in Ceará and in Brasil. The use of the concept of Field, by sociologist Pierre Bourdieu, instrumentalizes our investigative look for some important elements regarding the field of arts, such as: symbolic and generational disputes, critic production, the role of cultural managers, innovations and aesthetic discussions, among other issues.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Anderson de Sousa Silva.pdf5,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons