Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3978
Título: Educação à distância online: Uma proposta pedagógica para expansão do ensino de Ciências Contábeis
Autor(es): Soares de Andrade, Cacilda
Palavras-chave: EAD; Expansão; Contabilidade; TFC
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Soares de Andrade, Cacilda; Smith Cavalcante, Patrícia. Educação à distância online: Uma proposta pedagógica para expansão do ensino de Ciências Contábeis. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Não se pode negar a influência das novas tecnologias na sociedade e a disseminação do ensino por meio da Educação à Distância - EAD, além do processo de expansão do ensino superior no Brasil e no mundo. Diante desta realidade, esta pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e analisar um modelo de EAD online para o ensino de contabilidade, por meio de animação virtual, desenvolvido mediante as características do curso de Ciências Contábeis. Para isso, foi elaborado um curso piloto na modalidade de extensão e após os ajustes, o modelo foi aplicado na disciplina Contabilidade Gerencial do curso de graduação em Ciências Administrativas, com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva - TFC. O método aplicado se pautou na pesquisa qualitativa e na pesquisa de campo com estudos exploratório-descritivos combinados. Os resultados mostraram que: a) O perfil dos alunos é adequado para a modalidade à distância; b) A TFC mostrou-se adequada para a produção e análise de cursos à distância e c) O curso proporcionou aprendizagem na medida em que nos grupos avaliados com o conceito (C), na solução do caso da empresa Usar Cartão é a Melhor Opção UCMO e nas categorias qualitativas, obtiveram sucesso na avaliação. Concluímos que a modalidade à distância no formato aqui estudado é uma alternativa viável para a expansão do ensino superior de contabilidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3978
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3494_1.pdf7,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.