Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39777

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marilene Rosa dos-
dc.contributor.authorLEÃO, Katy Wellen Meneses-
dc.date.accessioned2021-04-15T00:22:59Z-
dc.date.available2021-04-15T00:22:59Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationLEÃO, Katy Wellen Meneses. Abordagem de volume e capacidade em um coleção de livros didáticos : uma análise à luz da teoria antropológica do didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39777-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar a proposta de ensino das grandezas volume e capacidade veiculada por coleções de livros didáticos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. Foram utilizadas duas coleções de Livros Didáticos além de documentos oficiais de orientação curricular, guias dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático dos anos de 2017 e 2019 para referência. As análises foram feitas sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, na adaptação para volume da abordagem da área como grandeza, proveniente da hipótese didática formulada por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e do ponto de vista da dimensionalidade do volume e capacidade. As categorias de análise foram definidas e foi realizada uma modelação praxeológica dos capítulos e seções sobre capacidade e volume dos livros. Como resultado, observou-se que as tarefas referentes à medida são maioria, seguidas pelas tarefas de resolução de operações básicas e resolução de problemas. Tarefas envolvendo comparação de volumes (ou de capacidades) e de produção de sólidos dado o volume (ou a capacidade) são escassas ou até mesmo inexistentes em alguns livros analisados. Constatou-se ambiguidades no tratamento dos conceitos de volume e capacidade, abordando inúmeras vezes capacidade como volume e volume como capacidade, o que pode ser danoso aos processos de ensino e de aprendizagem. As relações entre massa, volume e capacidade são pouco abordadas. Muitas tarefas dos livros analisados relacionam estas grandezas a outros campos do conhecimento e aos usos no dia a dia. Observou-se ainda uma evolução nos tipos de tarefas propostos, nas técnicas associadas e na complexidade crescente nas relações com outras grandezas. Os aspectos unidimensional e tridimensional das grandezas foram destacados nas análises e percebeu-se que o volume em sua forma unidimensional e a capacidade foram tratados nos primeiros livros enquanto a forma tridimensional foi deixada para os posteriores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemática – Grandezas e Medidaspt_BR
dc.subjectLivro didático – matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática – volume capacidadept_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAbordagem de volume e capacidade em um coleção de livros didáticos : uma análise à luz da teoria antropológica do didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5196016630436332pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2234877552692538pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis master thesis analyzes the teaching approach of volume and capacity greatnesses on textbook collections from the 1st to 6th year of elementary school. Two textbook collections' were used in addition to official curriculum guidance documents, and textbook guides from the Programa Nacional do Livro Didático for the years 2017 and 2019 (BRASIL, 2016, 2018) as reference. The analysis were based on the perspective of Yves Chevallard's (1998) Anthropological Theory of Didactics and on the adaptation of the area as greatness approach for the volume, provenient of the didactic hypothesis formulated by Régine Douady and Marie Jeanne Perrin-Glorian (1989) and dimensionality concept of volume and capacity. The analysis categories were established and a praxeological modeling of the chapters and sections on capacity and volume was done. As a result, it was noted that the measurement tasks are the marjority, followed by the tasks of solving basic operations and problem solving. The cases involving comparison of volumes (or capacities) and the production of solids are rare or even non-existent in some books analyzed. It was observed ambiguities on the treatment of volume and capacity concepts, approaching capacity as volume and volume as capacity countless times, which can harm the student learning process. The relations between mass, volume and capacity are rarely addressed. Many tasks in the analyzed books relate these greatnesses to other areas of knowledge and to their daily uses. There was also an evolution in the types of tasks proposed, in the associated techniques and in the increasing complexity in relationships with other greatnesses. The one-dimensional and three-dimensional aspects of the greatnesses were highlighted in the analysis and it was noticed that the volume and capacity in its one dimensional form was treated in the first books while the three-dimensional form was left to the later ones.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Katy Wellen Meneses Leão.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons