Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3975
Title: Matsoft: um software para a integração da tecnologia computacional no ensino da matemática
Authors: MUTCHNIK, Nira
Keywords: Informática na educação;Tecnologia computacional;Saberes docentes;Software educativo
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Mutchnik, Nira; Gilbert René Bellemain, Franck. Matsoft: um software para a integração da tecnologia computacional no ensino da matemática. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Esta pesquisa buscou conceber, desenvolver e validar um ambiente que permita ao professor a elaboração de um projeto didático-pedagógico da integração do computador no ensino da Matemática. Com base nos saberes docentes, alguns princípios foram identificados para a concepção do ambiente Matsoft, por meio do qual os professores poderiam inserir categorias de softwares, bem como softwares que julgassem com uso educativo. Estas inserções poderiam ser consultadas por outros professores, havendo assim socialização dos saberes para a integração de softwares no ensino da Matemática. Adicionalmente, cada professor poderia associar softwares aos conteúdos matemáticos que iria ensinar, mas não enxergaria as associações feitas por outros usuários. A etapa de validação foi realizada por meio de dois estudos de caso centrados no usuário com dois professores que utilizaram Matsoft e, que participaram de uma dinâmica cujo método utilizado foi o de pensar em voz alta . Os sujeitos possuem muito saberes práticos sobre o uso de softwares na educação, conteúdos matemáticos versus anos de ensino e livros didáticos de Matemática relacionados em Matsoft. Os resultados sugerem a necessidade do sistema possibilitar a proposição de atividades de usos dos softwares e conteúdos escolhidos constituindo-se num aplicativo para planejamento didático-pedagógico que contenha softwares, conteúdos, atividades, distribuição de horas-aula para as tarefas, enfim, uma plataforma de sistematização para a elaboração didático-pedagógica que facilite a integração de softwares educativos ao ensino da Matemática pelos docentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3975
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6776_1.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.