Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3975
Título: Matsoft: um software para a integração da tecnologia computacional no ensino da matemática
Autor(es): MUTCHNIK, Nira
Palavras-chave: Informática na educação; Tecnologia computacional; Saberes docentes; Software educativo
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mutchnik, Nira; Gilbert René Bellemain, Franck. Matsoft: um software para a integração da tecnologia computacional no ensino da matemática. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Esta pesquisa buscou conceber, desenvolver e validar um ambiente que permita ao professor a elaboração de um projeto didático-pedagógico da integração do computador no ensino da Matemática. Com base nos saberes docentes, alguns princípios foram identificados para a concepção do ambiente Matsoft, por meio do qual os professores poderiam inserir categorias de softwares, bem como softwares que julgassem com uso educativo. Estas inserções poderiam ser consultadas por outros professores, havendo assim socialização dos saberes para a integração de softwares no ensino da Matemática. Adicionalmente, cada professor poderia associar softwares aos conteúdos matemáticos que iria ensinar, mas não enxergaria as associações feitas por outros usuários. A etapa de validação foi realizada por meio de dois estudos de caso centrados no usuário com dois professores que utilizaram Matsoft e, que participaram de uma dinâmica cujo método utilizado foi o de pensar em voz alta . Os sujeitos possuem muito saberes práticos sobre o uso de softwares na educação, conteúdos matemáticos versus anos de ensino e livros didáticos de Matemática relacionados em Matsoft. Os resultados sugerem a necessidade do sistema possibilitar a proposição de atividades de usos dos softwares e conteúdos escolhidos constituindo-se num aplicativo para planejamento didático-pedagógico que contenha softwares, conteúdos, atividades, distribuição de horas-aula para as tarefas, enfim, uma plataforma de sistematização para a elaboração didático-pedagógica que facilite a integração de softwares educativos ao ensino da Matemática pelos docentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3975
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6776_1.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.