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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39692
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Título: | GRATIC: uma metodologia para gestão de riscos em aquisições de TIC no âmbito dos institutos federais de educação |
Autor(es): | CARDOSO, Fabiana Ferreira |
Palavras-chave: | Engenharia de software; Ineficiência em gestão de riscos |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARDOSO, Fabiana Ferreira. GRATIC: uma metodologia para gestão de riscos em aquisições de TIC no âmbito dos institutos federais de educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A sistematização da gestão de riscos no setor público é uma das estratégias adotadas pelas entidades públicas para lidarem com as incertezas, uma vez que estimula a transparência, contribui para o uso eficiente de recursos públicos, controla riscos que possam comprometer a eficiência organizacional, busca a melhoria contínua a partir da visão estratégica e permite a sobrevivência das organizações no cenário das constantes mudanças e transformações digitais. Neste contexto, a ineficiência em gerir riscos no processo de aquisição de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública Federal tem sido uma das preocupações dos órgãos de controle nos últimos anos, uma vez que este processo pode afetar o valor da TI para os negócios resultando na perda de grandes oportunidades de mudanças e inovação na prestação de serviços públicos. Neste sentido, objetivou-se com este estudo sugerir uma metodologia para gerenciar riscos em aquisições de TIC de forma eficiente no contexto das instituições públicas brasileiras. Para isso, foi desenvolvida uma investigação utilizando o método de pesquisa Design Science Research, a metodologia proposta é chamada GRATIC (Gestão de Riscos em Aquisições de Tecnologia da Informação e Comunicação). A metodologia GRATIC foi elaborada a partir dos resultados de questionários e entrevistas com especialistas e foi validada através de estudo de caso em um Instituto Federal de Educação. O estudo contribui para a melhoria contínua do processo de aquisição maximizando a transparência das atividades de gestão de riscos, assim como também disponibiliza um repositório digital de informações contendo as lições aprendidas sobre gestão de riscos no decorrer da pesquisa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39692 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação |
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