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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39665
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Título: | Indicadores ácido-base: uma alternativa para o ensino de sistemas π conjugados em química orgânica. |
Autor(es): | SANTOS, Filipe Mateus Cabral |
Palavras-chave: | Química orgânica; Química - Experiências; Ácidos; Bases (Química) |
Data do documento: | 20-Jul-2017 |
Citação: | SANTOS, Filipe Mateus Cabral. Indicadores ácido-base: uma alternativa para o ensino de sistemas π conjugados em química orgânica. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Neste trabalho foi elaborada e analisada uma alternativa metodológica para uma prática experimental de química orgânica, envolvendo o conteúdo de sistemas -conjugados. Entende-se que metodologias diferenciadas podem ser mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem sobre determinados conteúdos de química orgânica, visto que o processo de ensino muitas vezes é tradicionalista, e em disciplinas experimentais, tendo principalmente uma característica de reprodução. O trabalho conseguiu propor uma experimentação investigativa que incentivou um debate sobre as hipóteses geradas pelos alunos a partir da seguinte questão: Por que os indicadores ácido-base mudam de cor? O principal objetivo foi fazer com que os alunos aprendessem e corrigissem erros a partir da discussão com os demais colegas e mediada pelo pesquisador. Lançada a pergunta aos alunos participantes, eles utilizaram seus conhecimentos prévios para levantar ideias sobre a resposta da questão inicial. Partindo das ideias geradas, foi necessário utilizar reagentes e equipamentos do laboratório, como o espectrofotômetro UV-vis, para comprovar os argumentos com dados. Em alguns momentos, a mediação se fez necessária para corrigir conteúdos, principalmente de química geral, o que indica uma falha durante o processo de ensino e aprendizagem desses conhecimentos prévios. Em um momento posterior, foi entregue um questionário, baseado na escala de Likert, aos participantes da investigação. A elaboração desse questionário se deu a partir das principais dificuldades demonstrada pelos alunos no momento da investigação. Os dados desta etapa serviram de base para comparação com os resultados observados na transcrição. Após a aplicação das duas etapas, conseguiu-se observar que a experimentação investigativa é bastante eficaz pois se pode trabalhar todo o caminho do processo de ensino e aprendizagem, e não somente a conclusão final. Isso permitiu observar erros e corrigi-los, além de evitar que os alunos se sentissem presos a chegar a qualquer custo na resposta, o que diminuiria a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39665 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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