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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39665

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSANTOS, Filipe Mateus Cabral-
dc.date.accessioned2021-04-10T01:23:06Z-
dc.date.available2021-04-10T01:23:06Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.date.submitted2021-04-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Filipe Mateus Cabral. Indicadores ácido-base: uma alternativa para o ensino de sistemas π conjugados em química orgânica. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39665-
dc.description.abstractNeste trabalho foi elaborada e analisada uma alternativa metodológica para uma prática experimental de química orgânica, envolvendo o conteúdo de sistemas -conjugados. Entende-se que metodologias diferenciadas podem ser mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem sobre determinados conteúdos de química orgânica, visto que o processo de ensino muitas vezes é tradicionalista, e em disciplinas experimentais, tendo principalmente uma característica de reprodução. O trabalho conseguiu propor uma experimentação investigativa que incentivou um debate sobre as hipóteses geradas pelos alunos a partir da seguinte questão: Por que os indicadores ácido-base mudam de cor? O principal objetivo foi fazer com que os alunos aprendessem e corrigissem erros a partir da discussão com os demais colegas e mediada pelo pesquisador. Lançada a pergunta aos alunos participantes, eles utilizaram seus conhecimentos prévios para levantar ideias sobre a resposta da questão inicial. Partindo das ideias geradas, foi necessário utilizar reagentes e equipamentos do laboratório, como o espectrofotômetro UV-vis, para comprovar os argumentos com dados. Em alguns momentos, a mediação se fez necessária para corrigir conteúdos, principalmente de química geral, o que indica uma falha durante o processo de ensino e aprendizagem desses conhecimentos prévios. Em um momento posterior, foi entregue um questionário, baseado na escala de Likert, aos participantes da investigação. A elaboração desse questionário se deu a partir das principais dificuldades demonstrada pelos alunos no momento da investigação. Os dados desta etapa serviram de base para comparação com os resultados observados na transcrição. Após a aplicação das duas etapas, conseguiu-se observar que a experimentação investigativa é bastante eficaz pois se pode trabalhar todo o caminho do processo de ensino e aprendizagem, e não somente a conclusão final. Isso permitiu observar erros e corrigi-los, além de evitar que os alunos se sentissem presos a chegar a qualquer custo na resposta, o que diminuiria a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.titleIndicadores ácido-base: uma alternativa para o ensino de sistemas π conjugados em química orgânica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8189448T5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9pt_BR
dc.description.abstractxIn this work, a methodological alternative for an experimental practice of organic chemistry involving the content of conjugated  systems was elaborated and analyzed. It is understood that differentiated methodologies may be more effective in the teaching and learning process on certain contents of organic chemistry, since the teaching process is often traditionalist, and in experimental disciplines, mainly having a reproduction characteristic. The work was able to propose an investigative experimentation that stimulated a debate about the hypotheses generated by the students from the following question: Why do the acid-base indicators change color? The main objective was to get students to learn and correct mistakes from the discussion with the other peers and mediated by the researcher. After the question was asked to the participating students, they used their previous knowledge to raise ideas about the answer to the initial question. Based on the ideas generated, it was necessary to use reagents and laboratory equipment, such as the UV-vis spectrophotometer, to prove the arguments with data. At times, mediation was necessary to correct contents, mainly of general chemistry, which indicates a failure during the teaching and learning process of these previous knowledge. Later, a questionnaire, based on the Likert scale, was delivered to the research participants. The elaboration of this questionnaire was based on the main difficulties demonstrated by the students at the time of the investigation. The data from this step served as a basis for comparison with the results observed in transcription. After applying the two steps, it was observed that the investigative experimentation is quite effective because one can work all the way through the teaching and learning process, and not only the conclusion. This allowed them to observe mistakes and correct them, as well as prevent students from feeling pressured to arrive at the answer anyway, which would diminish the effectiveness of the teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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