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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39635
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Título : | Validação do jogo digital Batalha Quimicard para o ensino de ácidos e bases. |
Autor : | FREITAS, Ronaldo Gomes de |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Jogos eletrônicos; Ácidos; Bases (Química) |
Fecha de publicación : | 18-dic-2017 |
Citación : | FREITAS, Ronaldo Gomes de. Validação do jogo digital Batalha Quimicard para o ensino de ácidos e bases. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | Este trabalho tem como proposta validar um jogo digital, categorizado como um jogo de aprendizagem, no ensino de Química, a partir da proposição de critérios de validação. O jogo digital aqui utilizado, chamado de Batalha QuímiCard, se trata de um card game para Android (celulares e tablets) e possui elementos de jogos comerciais populares no gênero, tais como Magic: The Gathering e Yu-Gi-Oh. O conteúdo foco colocado no jogo é o conceito de ácido e base, fazendo referência sobre as forças relativas e as constantes de equilíbrio Ka e Kb e à teoria de Bronsted-Lowry. Observa-se que os jogos de aprendizagem possui elementos de jogos didáticos, ou seja, com a intenção de se ensinar algum conteúdo específico e características de jogos comerciais, fazendo com que, muitas vezes, o conteúdo a ser ensinado seja implícito no cenário ou enredo. A proposta do jogo digital enfatizado pode ser fundamentado na teoria da aprendizagem tangencial que ocorre quando o aluno tem contato com o conhecimento sem perceber a intenção de ensiná-lo. Nesta pesquisa, foi empregada uma abordagem de pesquisa qualitativa, que evidenciou as respostas, pensamentos e projeções dos alunos. Foi observado a experiência que os alunos apresentaram com o jogo (interface com o usuário, grau de imersão, jogabilidade, interatividade com a interface); a interação discursiva e aprendizagem tangencial. No entanto, observando o nível de interação que os alunos apresentaram com o jogo, 50% dos alunos afirmaram ter poucas dificuldades na navegação pelo menu jogo; analisando a jogabilidade, 43% dos alunos acharam uma jogabilidade simples, conseguiram manipular bem as cartas do jogo e colocá-las para duelar; 64 % dos alunos informaram que o jogo foi útil para compreenção entre as forças ácidos e bases. Ao fazer análise das respostas sobre os tipos de estratégias utilizadas para se sair bem na jogabilidade, 17% dos alunos responderam que utilizou cartas/guerreiros mais forte. E por último ao analisar as respostas dos alunos sobre o conceito de ácido-base forte, de acordo com o jogo, 40% dos alunos acertaram corretamente toda a questão e 17% acertaram 50% da questão. Já analisando as respostas referentes ao conhecimento adquirido sobre ácido-base, não relacionando com o jogo, 37% acertaram 100% da questão e 23% acertou 50% da questão. De acordo com os dados observados, concluímos então que o jogo funciona na aplicação da atividade no conteudo ácido-base. Sendo evidenciado que o uso dessa alternativa deve ser aplicado tanto para ensinar o conceito ou também para utilizar como uma atividade de avaliação de uma forma divertida e é uma ferramenta que pode ser utilizada para construção do conhecimento dos conteúdos químicos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39635 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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