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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39633

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Título: Erro como estratégia de mudança: uma análise das atividades avaliativas do componente curricular físico-química II.
Autor(es): CAVALCANTI, Jordhan Willamys Bezerra
Palavras-chave: Erro; Físico-química; Avaliação
Data do documento: 20-Dez-2017
Citação: CAVALCANTI, Jordhan Willamys Bezerra. Erro como estratégia de mudança: uma análise das atividades avaliativas do componente curricular físico-química II. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Tradicionalmente o erro é visto como fracasso ou insucesso diante de um processo. Desconstruir essa visão tão enraizada tanto no que diz respeito à convivência social quanto na educação, e principalmente nas atividades avaliativas, não é uma missão fácil. Como bem sabemos no processo de ensino aprendizagem se deparar com o erro é inevitável (TORRE, 2007). Vê-lo com uma visão construtivista, de forma que ele possa se tornar tanto uma ferramenta de construção do conhecimento como de prevenção de equívocos futuros, é um grande desafio. O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pela percepção das diversas dificuldades enfrentadas pelos discentes do curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, que cursaram o componente curricular Físico-Química II. A pesquisa objetivou categorizar os diferentes tipos de erros cometidos pelos discentes baseando-se no Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), proposto por Torre (2007). O trabalho vigente configura-se como uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativa no que se refere a sua natureza, e em relação aos procedimentos aplicados foi desenvolvida pela análise documental. Foram analisadas as atividades avaliativas do componente curricular Físico-Química II nas turmas dos semestres de 2012.2, 2013.1, 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, referente ao conteúdo de termodinâmica de soluções. Em face dos resultados obtivemos que nas duas primeiras turmas os erros mais frequentes foram o de entrada e execução, enquanto nos semestres de 2015.2, 2016.1 houve o aparecimento significativo dos erros de organização da informação e por fim nos semestres de 2016.2, 2017.1 os erros de execução foram os mais encontrados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39633
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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