Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39633
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Gilmara Gonzaga | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Jordhan Willamys Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T01:40:01Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T01:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Jordhan Willamys Bezerra. Erro como estratégia de mudança: uma análise das atividades avaliativas do componente curricular físico-química II. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39633 | - |
dc.description.abstract | Tradicionalmente o erro é visto como fracasso ou insucesso diante de um processo. Desconstruir essa visão tão enraizada tanto no que diz respeito à convivência social quanto na educação, e principalmente nas atividades avaliativas, não é uma missão fácil. Como bem sabemos no processo de ensino aprendizagem se deparar com o erro é inevitável (TORRE, 2007). Vê-lo com uma visão construtivista, de forma que ele possa se tornar tanto uma ferramenta de construção do conhecimento como de prevenção de equívocos futuros, é um grande desafio. O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pela percepção das diversas dificuldades enfrentadas pelos discentes do curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, que cursaram o componente curricular Físico-Química II. A pesquisa objetivou categorizar os diferentes tipos de erros cometidos pelos discentes baseando-se no Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), proposto por Torre (2007). O trabalho vigente configura-se como uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativa no que se refere a sua natureza, e em relação aos procedimentos aplicados foi desenvolvida pela análise documental. Foram analisadas as atividades avaliativas do componente curricular Físico-Química II nas turmas dos semestres de 2012.2, 2013.1, 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, referente ao conteúdo de termodinâmica de soluções. Em face dos resultados obtivemos que nas duas primeiras turmas os erros mais frequentes foram o de entrada e execução, enquanto nos semestres de 2015.2, 2016.1 houve o aparecimento significativo dos erros de organização da informação e por fim nos semestres de 2016.2, 2017.1 os erros de execução foram os mais encontrados. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Físico-química | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Erro como estratégia de mudança: uma análise das atividades avaliativas do componente curricular físico-química II. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8849815A7 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703215H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Traditionally, error is seen as failure or failure before a process. To deconstruct this vision so deeply rooted both in social coexistence and education, and in highlighting evaluative activities, is not an easy task. As we well known in the process of teaching learning to come across the error is inevitable (TORRE, 2007). Seeing it with a constructivist view, so that it can become both a tool for building knowledge and preventing future misunderstandings, is a great challenge. The current research was motivated by the perception of the several difficulties faced by the students of the Chemistry course of the Federal University of Pernambuco in the city of Caruaru, who studied the discipline of Physical-Chemical II. The research aimed to categorize the different types of errors committed by students based on the Model of Didactic Analysis of Error (MADE), proposed by Torre (2007). The current work is configured as a descriptive research, of a qualitative and quantitative nature in relation to its nature, and in relation to the applied procedures was developed by the documentary analysis. The evaluative activities of the discipline were analyzed in the periods of 2012.2, 2013.1, 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, regarding the thermodynamic content of solutions. In the first two classes, the most frequent errors were those of entry and execution, while in the semesters of 2015.2, 2016.1 there was a significant appearance of the information organization errors and finally in the semesters of 2016.2, 2017.1 the errors of were the most found. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAVALCANTI, Jordhan Willamys Bezerra.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons