Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616

Compartilhe esta página

Título: Investigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores.
Autor(es): AFONSO, Lucas Pereira Regis
Palavras-chave: Professores - Formação; Currículos; Química - Estudo e ensino
Data do documento: 8-Jan-2017
Citação: AFONSO, Lucas Pereira Regis. Investigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A formação inicial de professores é hoje tema bastante debatido nos mais diversos encontros sobre educação no Brasil. Sendo assim, diversos fatores colaboram de maneira direta e indireta para que essa formação ocorra de maneira a formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios inerentes a carreira docente. Porém, infelizmente, o que se tem visto é a formação fragmentada de futuros docentes para a educação básica e isto pode ser compreendido como uma problemática presentes nos currículos dos cursos de formação de professores. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a integração curricular presente no curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE. A pesquisa foi compreendida como Qualitativa e Quantitativa, no qual foi realizada análise documental do PPC do curso e das ementas das disciplinas, entrevista com os docentes do curso e por fim a aplicação de um questionário com os Licenciandos. Foi observado que o PPC do curso e as ementas são elaboradas seguindo as diretrizes oficiais fornecidas pelo MEC, porém, há uma deficiência no que se refere a interação entre os componentes curriculares. A entrevista com os docentes relata que os mesmos veem a importância da integração curricular e a forma que a mesma influencia a formação inicial de professores, porém, fica a critério do professor realizar este diálogo entre as disciplinas. Por fim, o questionário com os discentes relata que os mesmos não percebem a integração curricular no próprio curso e que eles acreditam que uma perspectiva integradora seria primordial para uma formação mais sólida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFONSO, Lucas Pereira Regis.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons