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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | AFONSO, Lucas Pereira Regis | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T02:39:33Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T02:39:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | AFONSO, Lucas Pereira Regis. Investigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616 | - |
dc.description.abstract | A formação inicial de professores é hoje tema bastante debatido nos mais diversos encontros sobre educação no Brasil. Sendo assim, diversos fatores colaboram de maneira direta e indireta para que essa formação ocorra de maneira a formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios inerentes a carreira docente. Porém, infelizmente, o que se tem visto é a formação fragmentada de futuros docentes para a educação básica e isto pode ser compreendido como uma problemática presentes nos currículos dos cursos de formação de professores. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a integração curricular presente no curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE. A pesquisa foi compreendida como Qualitativa e Quantitativa, no qual foi realizada análise documental do PPC do curso e das ementas das disciplinas, entrevista com os docentes do curso e por fim a aplicação de um questionário com os Licenciandos. Foi observado que o PPC do curso e as ementas são elaboradas seguindo as diretrizes oficiais fornecidas pelo MEC, porém, há uma deficiência no que se refere a interação entre os componentes curriculares. A entrevista com os docentes relata que os mesmos veem a importância da integração curricular e a forma que a mesma influencia a formação inicial de professores, porém, fica a critério do professor realizar este diálogo entre as disciplinas. Por fim, o questionário com os discentes relata que os mesmos não percebem a integração curricular no próprio curso e que eles acreditam que uma perspectiva integradora seria primordial para uma formação mais sólida. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Investigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8220941Z1 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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