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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorAFONSO, Lucas Pereira Regis-
dc.date.accessioned2021-04-07T02:39:33Z-
dc.date.available2021-04-07T02:39:33Z-
dc.date.issued2017-01-08-
dc.date.submitted2021-04-06-
dc.identifier.citationAFONSO, Lucas Pereira Regis. Investigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39616-
dc.description.abstractA formação inicial de professores é hoje tema bastante debatido nos mais diversos encontros sobre educação no Brasil. Sendo assim, diversos fatores colaboram de maneira direta e indireta para que essa formação ocorra de maneira a formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios inerentes a carreira docente. Porém, infelizmente, o que se tem visto é a formação fragmentada de futuros docentes para a educação básica e isto pode ser compreendido como uma problemática presentes nos currículos dos cursos de formação de professores. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a integração curricular presente no curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE. A pesquisa foi compreendida como Qualitativa e Quantitativa, no qual foi realizada análise documental do PPC do curso e das ementas das disciplinas, entrevista com os docentes do curso e por fim a aplicação de um questionário com os Licenciandos. Foi observado que o PPC do curso e as ementas são elaboradas seguindo as diretrizes oficiais fornecidas pelo MEC, porém, há uma deficiência no que se refere a interação entre os componentes curriculares. A entrevista com os docentes relata que os mesmos veem a importância da integração curricular e a forma que a mesma influencia a formação inicial de professores, porém, fica a critério do professor realizar este diálogo entre as disciplinas. Por fim, o questionário com os discentes relata que os mesmos não percebem a integração curricular no próprio curso e que eles acreditam que uma perspectiva integradora seria primordial para uma formação mais sólida.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInvestigação da integração curricular presente no PPC do curso de Química – Licenciatura do CAA/UFPE no processo de formação inicial de professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8220941Z1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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