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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39613
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Title: | Condições de trabalho do professor de química nas escolas de ensino médio integral e/ou integrado da rede estadual de Pernambuco. |
Authors: | PEREIRA, Pamela Ranielle da Silva |
Keywords: | Educação integral; Química - Estudo e ensino; Professores de química; Professores - Saúde |
Issue Date: | 15-Jul-2016 |
Citation: | PEREIRA, Pamela Ranielle da Silva. Condições de trabalho do professor de química nas escolas de ensino médio integral e/ou integrado da rede estadual de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar se há uma adequação das condições de trabalho dos professores de Química no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, considerando as condições de saúde do trabalhador docente, bem como mapear as principais problemáticas envolvendo o trabalho docente e analisar as condições de ensino de Química no Ensino Médio dessa rede. Procuramos responder à seguinte problemática: Será que as condições de trabalho docente a que os professores de química do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco estão submetidos garantem as condições de saúde necessárias à realização de sua atividade docente? A pesquisa foi realizada em 6 (seis) escolas da Rede Estadual de Pernambuco, sendo 2 escolas com jornada semi integral (32 horas semanais) e 4 escolas com jornada integral (40 horas semanais), conforme a Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte Caruaru e a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro Vitória de Santo Antão. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semi estruturada com os docentes das respectivas escolas. De acordo com os resultados obtidos e análise dos dados percebemos que existe uma grande falta de recursos didáticos para o ensino que Química dificultando assim o ensino aprendizado da disciplina e contribuindo pra uma prática de ensino conservadora pois os alunos tem apenas um acúmulo de aulas teóricas todos os dias, visto que seria necessário um currículo diferenciado para essa proposta de educação nas escolas. Não há uma adequação das condições de trabalho dos professores de Química no Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, pois os mesmos enfrentam várias dificuldades no desempenho de sua profissão, se sentem sobrecarregados e todos esses elementos levam a um processo de condição de adoecimento do docente em decorrência do exercício da profissão, caracterizado por estresse, depressão, problemas relacionados a voz, bem como outras doenças em função da intensa carga de trabalho. Na maioria dos casos, no entanto, os professores evitam se afastar em função dos adoecimentos porque o tipo de vínculo que mantém com as escolas, sobretudo as EREMs, não preveem a possibilidade desses afastamentos, pois eles podem perder a vaga na EREM e com isso a gratificação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39613 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
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