Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606

Comparte esta pagina

Título : A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão.
Autor : CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem
Fecha de publicación : 20-ene-2016
Citación : CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros. A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : Este trabalho utilizou um método de aprendizagem fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, tomando como base um trabalho interdisciplinar de Matemática e Química, para promover um melhor nível de compreensão sobre soluções química por parte dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com 29 alunos da 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru. O estudo se tratou de uma sequência didática que envolvia aulas nas quais foram desenvolvidos exercícios de matemática e de química, de modo que os conhecimentos matemáticos fossem utilizados na resolução dos exercícios químicos. Para verificar o aproveitamento dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois da sequência. Esses questionários levantaram os saberes dos alunos sobre matemática elementar e sobre química, especificamente soluções químicas. Também serviram de norteadores das atividades que deveriam ser tratadas na sequência didática. Os resultados nos levaram à conclusão de que, para favorecer a aprendizagem de forma duradoura, é necessário um trabalho interdisciplinar constante, e que o amadurecimento dos saberes dos estudantes a partir do uso da Teoria dos Campos Conceituais demanda um tempo maior do que aquele comumente dedicado às sequências didáticas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CLEMENTTE, Thâmara Rafaella Negreiros.pdf791,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons