Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, Jose Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorCLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros-
dc.date.accessioned2021-04-06T02:23:54Z-
dc.date.available2021-04-06T02:23:54Z-
dc.date.issued2016-01-20-
dc.date.submitted2021-04-05-
dc.identifier.citationCLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros. A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606-
dc.description.abstractEste trabalho utilizou um método de aprendizagem fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, tomando como base um trabalho interdisciplinar de Matemática e Química, para promover um melhor nível de compreensão sobre soluções química por parte dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com 29 alunos da 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru. O estudo se tratou de uma sequência didática que envolvia aulas nas quais foram desenvolvidos exercícios de matemática e de química, de modo que os conhecimentos matemáticos fossem utilizados na resolução dos exercícios químicos. Para verificar o aproveitamento dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois da sequência. Esses questionários levantaram os saberes dos alunos sobre matemática elementar e sobre química, especificamente soluções químicas. Também serviram de norteadores das atividades que deveriam ser tratadas na sequência didática. Os resultados nos levaram à conclusão de que, para favorecer a aprendizagem de forma duradoura, é necessário um trabalho interdisciplinar constante, e que o amadurecimento dos saberes dos estudantes a partir do uso da Teoria dos Campos Conceituais demanda um tempo maior do que aquele comumente dedicado às sequências didáticas.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Fábio Adriano Santos da-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272779E1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis study used a method of learning based on the Theory of Conceptual Fields, based on an interdisciplinary working involving Mathematics and Chemistry to promote a better level of understanding about chemical solutions by students. The study was conducted with 29 students of the 2nd year of high school from a public school in Caruaru. The study dealt with a didactic sequence that involved classes in which mathematics and chemistry exercises were developed, so that the mathematical knowledge to be used in solving chemical exercises. To check student achievement, questionnaires were administered before and after the sequence. These questionnaires raised the knowledge of students about elementary mathematics and chemistry, specifically chemical solutions. In addition, these questionnaires served as guiding the activities that should be treated in the didactic sequence. The results lead us to the conclusion that to encourage learning in a lasting way, a constant interdisciplinary work is required, and the maturing of knowledge of the students from the use of the Theory of Conceptual Fields requires a longer time than that commonly dedicated in didactic sequences.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706222Y9pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEMENTTE, Thâmara Rafaella Negreiros.pdf791,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons