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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T02:23:54Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T02:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-05 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTE, Thâmara Rafaella Negreiros. A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39606 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho utilizou um método de aprendizagem fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, tomando como base um trabalho interdisciplinar de Matemática e Química, para promover um melhor nível de compreensão sobre soluções química por parte dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com 29 alunos da 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru. O estudo se tratou de uma sequência didática que envolvia aulas nas quais foram desenvolvidos exercícios de matemática e de química, de modo que os conhecimentos matemáticos fossem utilizados na resolução dos exercícios químicos. Para verificar o aproveitamento dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois da sequência. Esses questionários levantaram os saberes dos alunos sobre matemática elementar e sobre química, especificamente soluções químicas. Também serviram de norteadores das atividades que deveriam ser tratadas na sequência didática. Os resultados nos levaram à conclusão de que, para favorecer a aprendizagem de forma duradoura, é necessário um trabalho interdisciplinar constante, e que o amadurecimento dos saberes dos estudantes a partir do uso da Teoria dos Campos Conceituais demanda um tempo maior do que aquele comumente dedicado às sequências didáticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino-aprendizagem de química utilizando a matemática como suporte na sua compreensão. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Fábio Adriano Santos da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272779E1 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study used a method of learning based on the Theory of Conceptual Fields, based on an interdisciplinary working involving Mathematics and Chemistry to promote a better level of understanding about chemical solutions by students. The study was conducted with 29 students of the 2nd year of high school from a public school in Caruaru. The study dealt with a didactic sequence that involved classes in which mathematics and chemistry exercises were developed, so that the mathematical knowledge to be used in solving chemical exercises. To check student achievement, questionnaires were administered before and after the sequence. These questionnaires raised the knowledge of students about elementary mathematics and chemistry, specifically chemical solutions. In addition, these questionnaires served as guiding the activities that should be treated in the didactic sequence. The results lead us to the conclusion that to encourage learning in a lasting way, a constant interdisciplinary work is required, and the maturing of knowledge of the students from the use of the Theory of Conceptual Fields requires a longer time than that commonly dedicated in didactic sequences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706222Y9 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLEMENTTE, Thâmara Rafaella Negreiros.pdf | 791,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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