Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575

Comparte esta pagina

Título : Análise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos.
Autor : MELO, Eva Karoline dos Santos
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Didática; Professores - Formação; Livros didáticos; Átomos - Modelos
Fecha de publicación : 12-jul-2016
Citación : MELO, Eva Karoline dos Santos. Análise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como a transposição didática do conteúdo de modelos atômicos está sendo realizada por professores do 9º ano e no livro didático. A metodologia adotada nesse trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, na qual a primeira etapa se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com três docentes de químicas e a segunda etapa constituiu-se na análise do livro didático, investigando o conteúdo de modelos atômicos. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como tratamentos dos resultados a inferência. Com base nas falas dos professores entrevistados e do conteúdo modelos atômicos dos livros didáticos, conclui-se que o P1, procura estabelecer uma relação entre abordagem histórica e experimental a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O P2 busca envolver os estudantes no processo de ensino considerando os conhecimentos prévios de modo a saber o que os estudantes compreendem do conteúdo e por fim o P3 procura transpor o conteúdo por meios de diversos recursos buscando proporcionar um ensino menos fragmentado de modo a desenvolver uma aprendizagem mais significativa. Verificou-se que o livro didático é uma fonte a mais de conhecimento, não sendo o centro, mas norteador da prática pedagógica dos docentes, nos quais percebemos elementos que facilitavam a transposição didática do conteúdo modelos atômicos, porém existem ausência de estratégias didáticas como, atividades investigativas, situações-problemas e guia de atividades experimentais, que poderiam ser importantes estratégias que contribuem para uma aprendizagem significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Eva Karoline dos Santos.pdf841,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons