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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorMELO, Eva Karoline dos Santos-
dc.date.accessioned2021-04-01T03:22:34Z-
dc.date.available2021-04-01T03:22:34Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.date.submitted2021-04-01-
dc.identifier.citationMELO, Eva Karoline dos Santos. Análise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39575-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo geral investigar como a transposição didática do conteúdo de modelos atômicos está sendo realizada por professores do 9º ano e no livro didático. A metodologia adotada nesse trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, na qual a primeira etapa se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com três docentes de químicas e a segunda etapa constituiu-se na análise do livro didático, investigando o conteúdo de modelos atômicos. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como tratamentos dos resultados a inferência. Com base nas falas dos professores entrevistados e do conteúdo modelos atômicos dos livros didáticos, conclui-se que o P1, procura estabelecer uma relação entre abordagem histórica e experimental a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O P2 busca envolver os estudantes no processo de ensino considerando os conhecimentos prévios de modo a saber o que os estudantes compreendem do conteúdo e por fim o P3 procura transpor o conteúdo por meios de diversos recursos buscando proporcionar um ensino menos fragmentado de modo a desenvolver uma aprendizagem mais significativa. Verificou-se que o livro didático é uma fonte a mais de conhecimento, não sendo o centro, mas norteador da prática pedagógica dos docentes, nos quais percebemos elementos que facilitavam a transposição didática do conteúdo modelos atômicos, porém existem ausência de estratégias didáticas como, atividades investigativas, situações-problemas e guia de atividades experimentais, que poderiam ser importantes estratégias que contribuem para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.titleAnálise da transposição didática do conteúdo modelos atômicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351601P7pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5pt_BR
dc.description.abstractxThis research had the general objective to investigate how the didactic transposition of the content of atomic models is being carried out by teachers of the 9th grade and textbook. The methodology used in this study was characterized as a qualitative approach, in which the first step was through a semi-structured interview with three chemical teachers, and the second stage consisted in the analysis of the textbook investigating the content of atomic models. The assessment of the data consisted of content analysis, using as treatments results in the inference. Based on the statements of the interviewed teachers and the content of atomic models of textbooks, it is concluded that the P1, aims to establish a relationship between historical and experimental approach in order to contribute to the teaching and learning student process. The P2 aims to involve students in the teaching process, considering the prior knowledge in order to know what the students understand of the content, and, finally, P3 demands transpose the content using different resources, with the objective of providing a less fragmented education in order to develop a more meaningful learning. It was found that the textbook is a source of more knowledge, not in the center, but guiding the pedagogical practice of teachers, in which we perceive elements that facilitate the implementation of didactic content atomic models, but there are no teaching strategies as investigative activities, problem situations and guide experimental activities, which could be important strategies that contribute to a significant learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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