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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39521

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Título: Sequências didáticas para educação ambiental : uma abordagem interdisciplinar no estudo da água
Autor(es): MELO, Eliude Maria de
Palavras-chave: Educação ambiental; Água; Ensino fundamental
Data do documento: 5-Nov-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Eliude Maria de. Sequências didáticas para educação ambiental: uma abordagem interdisciplinar no estudo da água. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A problemática ambiental, até mesmo a água, tão presente no dia-a-dia, costuma ser abordada de forma teórica, disciplinar e descontextualizada com o cotidiano do estudante, uma tendência da educação tradicional. Nesse ponto, o ensino das ciências ambientais (ECA), ao viabilizar a implementação de objetos educacionais que possam integrar uma dimensão pedagógica e epistemológica com uma abordagem holística e interdisciplinar, torna-se fundamental para a efetivação da educação ambiental (EA) e, a utilização de sequências didáticas (SD), apresenta-se como uma estratégia pedagógica promissora para atender a essa demanda. Assim, esse trabalho objetiva formular sequências didáticas que auxiliem o professor dos anos finais do ensino fundamental a trabalhar a temática ambiental de forma interdisciplinar, dialógica e relacionados ao contexto do educando. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram elaboradas e aplicadas 3 sequências didáticas: Água nas paisagens; Situação hídrica no Brasil e Uso racional da água, as quais foram validadas através da verificação da aprendizagem do estudante antes, durante e após a intervenção didática (validação interna). A análise das respostas dos estudantes baseou-se na sistematização de Bardin para as quais constatou-se o desenvolvimento de habilidades de percepção dos problemas socioambientais e proposta de soluções. As sequências foram avaliadas por educadores pelo método SWOT (Strong, Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) que apontou a ferramenta como um excelente material didático embora haja, no ambiente escolar, restrições quanto a disponibilidade de recursos tecnológicos, apresentado como uma fraqueza na análise. Para conhecer a eficiência das sequências didáticas aplicadas, foram estabelecidos indicadores dentre os quais a interdisciplinaridade e a contextualização foram os apontados como eficientes em cada uma das SDs formuladas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39521
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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