Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39521
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Cecília Patrícia Alves | - |
dc.contributor.author | MELO, Eliude Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T18:12:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T18:12:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Eliude Maria de. Sequências didáticas para educação ambiental: uma abordagem interdisciplinar no estudo da água. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39521 | - |
dc.description.abstract | A problemática ambiental, até mesmo a água, tão presente no dia-a-dia, costuma ser abordada de forma teórica, disciplinar e descontextualizada com o cotidiano do estudante, uma tendência da educação tradicional. Nesse ponto, o ensino das ciências ambientais (ECA), ao viabilizar a implementação de objetos educacionais que possam integrar uma dimensão pedagógica e epistemológica com uma abordagem holística e interdisciplinar, torna-se fundamental para a efetivação da educação ambiental (EA) e, a utilização de sequências didáticas (SD), apresenta-se como uma estratégia pedagógica promissora para atender a essa demanda. Assim, esse trabalho objetiva formular sequências didáticas que auxiliem o professor dos anos finais do ensino fundamental a trabalhar a temática ambiental de forma interdisciplinar, dialógica e relacionados ao contexto do educando. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram elaboradas e aplicadas 3 sequências didáticas: Água nas paisagens; Situação hídrica no Brasil e Uso racional da água, as quais foram validadas através da verificação da aprendizagem do estudante antes, durante e após a intervenção didática (validação interna). A análise das respostas dos estudantes baseou-se na sistematização de Bardin para as quais constatou-se o desenvolvimento de habilidades de percepção dos problemas socioambientais e proposta de soluções. As sequências foram avaliadas por educadores pelo método SWOT (Strong, Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) que apontou a ferramenta como um excelente material didático embora haja, no ambiente escolar, restrições quanto a disponibilidade de recursos tecnológicos, apresentado como uma fraqueza na análise. Para conhecer a eficiência das sequências didáticas aplicadas, foram estabelecidos indicadores dentre os quais a interdisciplinaridade e a contextualização foram os apontados como eficientes em cada uma das SDs formuladas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas para educação ambiental : uma abordagem interdisciplinar no estudo da água | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTANA, Otacílio Antunes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6763246168706338 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1630085412477079 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The environmental problem, even water, so present in everyday life, is usually approached in a theoretical, disciplinary and decontextualized way with the student's daily life, a tendency of traditional education. At this point, the teaching of environmental sciences (ECA), by enabling the implementation of educational objects that can integrate a pedagogical and epistemological dimension with a holistic and interdisciplinary approach, becomes essential for the realization of environmental education (EA) and, use of didactic sequences (DS) is a promising pedagogical strategy to meet this demand. Thus, this work aims to formulate didactic sequences that help the teacher of the final years of elementary school to work on the environmental theme in an interdisciplinary, dialogic and related to the context of the student. To achieve the research objectives, 3 didactic sequences were elaborated and applied: Water in the landscapes; Water situation in Brazil and Rational use of water, which were validated by verifying student learning before, during and after the didactic intervention (internal validation). The analysis of the students' answers was based on the Bardin systematization for which it was found the development of social and environmental problems perception skills and proposed solutions. The sequences were evaluated by educators by the SWOT (Strong, Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) method, which pointed out the tool as an excellent teaching material although there are restrictions on the availability of technological resources in the school environment, presented as a weakness in the analysis. In order to know the efficiency of the applied didactic sequences, indicators were established among which interdisciplinarity and contextualization were pointed as efficient in each of the formulated DS. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eliude Maria de Melo.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons