Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519
Comparte esta pagina
Título : | Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas : uma abordagem situada |
Autor : | SILVA, Carlos José Pereira da |
Palabras clave : | Mídia e interação; Sistemas de informação |
Fecha de publicación : | 7-dic-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Carlos José Pereira da. Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas: uma abordagem situada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | O ato de planejar é incorporado de acordo com a experiência individual e coletiva nas habilidades do professor na forma de saberes experienciais como parte resultante da atividade profissional no dia a dia que demanda muito do seu tempo. O objetivo geral de nossa pesquisa é conceber modelo conceitual de sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento momentos antes de sua entrada em sala de aula. Na busca por identificar quais artefatos mediadores são utilizados durante a atividade de planejamento da aula e seus significados para os participantes. Adotamos paradigma projetivo pós-moderno de abordagem situada, o qual proporcionou identificar uma rotina própria do trabalho docente, ou seja, um método para os preparativos iniciais do planejamento a curto prazo das aulas de forma a atender as necessidades dos estudantes independentes da matéria ministrada. Associado às técnicas da etnografia visual com a finalidade de identificar padrões nas atividades que antecedem o planejamento bem como o ato de realizar o planejamento. Os professores mobilizam várias coisas/objetos que fazem parte do seu cotidiano ao qual identificamos como artefatos mediadores que estão distribuídos em vários objetos digitais e não digitais. Os resultados mostram um processo dinâmico e complexo através de quatro pilares fundamentais: armazenamento, memória, comunicação e compartilhamento. Estas evidências orienta a especificação de um sistema de informação que servirá de base à construção das metáforas de interface cuja intensão de design é melhorar a capacidade coletiva de planejamento de aulas pelos professores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos José Pereira da Silva.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons