Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Carlos José Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:55:46Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T17:55:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos José Pereira da. Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas: uma abordagem situada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519 | - |
dc.description.abstract | O ato de planejar é incorporado de acordo com a experiência individual e coletiva nas habilidades do professor na forma de saberes experienciais como parte resultante da atividade profissional no dia a dia que demanda muito do seu tempo. O objetivo geral de nossa pesquisa é conceber modelo conceitual de sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento momentos antes de sua entrada em sala de aula. Na busca por identificar quais artefatos mediadores são utilizados durante a atividade de planejamento da aula e seus significados para os participantes. Adotamos paradigma projetivo pós-moderno de abordagem situada, o qual proporcionou identificar uma rotina própria do trabalho docente, ou seja, um método para os preparativos iniciais do planejamento a curto prazo das aulas de forma a atender as necessidades dos estudantes independentes da matéria ministrada. Associado às técnicas da etnografia visual com a finalidade de identificar padrões nas atividades que antecedem o planejamento bem como o ato de realizar o planejamento. Os professores mobilizam várias coisas/objetos que fazem parte do seu cotidiano ao qual identificamos como artefatos mediadores que estão distribuídos em vários objetos digitais e não digitais. Os resultados mostram um processo dinâmico e complexo através de quatro pilares fundamentais: armazenamento, memória, comunicação e compartilhamento. Estas evidências orienta a especificação de um sistema de informação que servirá de base à construção das metáforas de interface cuja intensão de design é melhorar a capacidade coletiva de planejamento de aulas pelos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mídia e interação | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.title | Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas : uma abordagem situada | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8274251851605510 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The act of planning is incorporated according to the individual and collective experience in the teacher's skills in the form of experiential knowledge as a result of professional activity in everyday life that demands a lot of time. The general objective of our research is to design a conceptual model of an information system to support the planning activity just before it enters the classroom. In the search to identify which mediating artifacts are used during the lesson planning activity and their meanings for the participants. The postmodern projective paradigm of the situated approach provided the identification of a routine of teaching work, that is, a method for the initial preparations of the short-term planning of classes in order to meet the needs of students independent of the subject taught. Associated with visual ethnography techniques in order to identify patterns in the activities that precede planning as well as the act of carrying out planning. Teachers mobilize various things / objects that are part of their daily lives that we identify as mediating artifacts that are distributed in various digital and non-digital objects. The results show a dynamic and complex process through four fundamental pillars: storage, memory, communication and sharing. This evidence guides the specification of an information system that will serve as the basis for the construction of the interface metaphors whose design objective is to improve the collective capacity of lesson planning by teachers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos José Pereira da Silva.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons