Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519

Share on

Title: Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas : uma abordagem situada
Authors: SILVA, Carlos José Pereira da
Keywords: Mídia e interação; Sistemas de informação
Issue Date: 7-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Carlos José Pereira da. Design de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento de aulas: uma abordagem situada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O ato de planejar é incorporado de acordo com a experiência individual e coletiva nas habilidades do professor na forma de saberes experienciais como parte resultante da atividade profissional no dia a dia que demanda muito do seu tempo. O objetivo geral de nossa pesquisa é conceber modelo conceitual de sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento momentos antes de sua entrada em sala de aula. Na busca por identificar quais artefatos mediadores são utilizados durante a atividade de planejamento da aula e seus significados para os participantes. Adotamos paradigma projetivo pós-moderno de abordagem situada, o qual proporcionou identificar uma rotina própria do trabalho docente, ou seja, um método para os preparativos iniciais do planejamento a curto prazo das aulas de forma a atender as necessidades dos estudantes independentes da matéria ministrada. Associado às técnicas da etnografia visual com a finalidade de identificar padrões nas atividades que antecedem o planejamento bem como o ato de realizar o planejamento. Os professores mobilizam várias coisas/objetos que fazem parte do seu cotidiano ao qual identificamos como artefatos mediadores que estão distribuídos em vários objetos digitais e não digitais. Os resultados mostram um processo dinâmico e complexo através de quatro pilares fundamentais: armazenamento, memória, comunicação e compartilhamento. Estas evidências orienta a especificação de um sistema de informação que servirá de base à construção das metáforas de interface cuja intensão de design é melhorar a capacidade coletiva de planejamento de aulas pelos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39519
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Carlos José Pereira da Silva.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons