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Título: (Re) escrevendo os roteiros no cenário da educação: teatro, protagonismo e dinâmicas de subjetivação entre estudantes de escolas públicas
Autor(es): SILVA, Antonio Carlos da
Palavras-chave: Teatro Escolar; Protagonismo Juvenil; Educação Popular; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Antonio Carlos da. (Re) escrevendo os roteiros no cenário da educação: teatro, protagonismo e dinâmicas de subjetivação entre estudantes de escolas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Ações educativas frutos da adesão de escolas públicas a programas e projetos sociais que fazem diferença na vida de adolescentes e jovens, à medida que lhes oportunizam novos aprendizados, através de atividades criativas proporcionadas pela Educação Popular, adotando oficinas de teatro, possibilita a movimentação de subjetividades e identidades, contribuindo com suas constituições. Os caminhos percorridos aqui vão desde o currículo escolar, passando pela afirmação da importância do teatro na Educação, fazendo uma breve incursão na história dos movimentos sociais, tendo na Educação Popular sua principal contribuição; identificando a construção das subjetividades e identidades de jovens partícipes dos grupos de teatro pesquisados, a construção do ethos, das lógicas sociais e das lógicas das fantasias presentes nos discursos das e dos estudantes partícipes dos grupos pesquisados. A presente pesquisa teve como principal objetivo, buscar compreender em que medida a participação de jovens nos grupos de teatro das duas escolas públicas pesquisadas contribuiu na constituição de suas subjetividades. Para desenvolvimento da pesquisa foram elaborados objetivos específicos que uma vez alcançados, compuseram o escopo do seu texto final. Ao constatar as movimentações das pessoas e dos grupos, e ao entender o funcionamento de suas engrenagens, pode-se compreender a importância desses projetos no protagonismo juvenil nos grupos de teatro e sua reverberação nas vidas desses e dessas jovens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39506
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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