Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39469

Compartilhe esta página

Título: O professor como agente de inovação no ambiente escolar e a relação design/educação como fundamento para o novo
Autor(es): BARBOSA, Natália Cristina Pereira
Palavras-chave: Design da informação; Inovação; Educação; Instituição de ensino; Agente de inovação
Data do documento: 11-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Natália Cristina Pereira. O professor como agente de inovação no ambiente escolar e a relação design/educação como fundamento para o novo. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Considerando a necessidade das instituições de ensino em se adaptar às dinâmicas do contexto contemporâneo e a dificuldade encontrada por estas para a realização de transformações dentro da tradicional estrutura educacional, esta pesquisa, partindo da perspectiva sobre a íntima relação do design com a inovação, procurou discutir argumentos sobre o papel dos professores enquanto agentes de inovação do ambiente escolar. Para isso, primeiramente, estruturamos uma base bibliográfica sobre as conceituações de inovação, de forma a compreender e verificar seus mais diversos entendimentos e estabelecer uma definição guia para nossos processos metodológicos. Posteriormente, realizamos entrevistas com professores do ensino básico para entender suas percepções sobre o tema inovação escolar. Através da análise dos dados coletados conseguimos consolidar o entendimento do professor como agente de inovação e propor o design como campo capaz de motivá-lo e orientá-lo nesse ofício. A partir das nossas argumentações teóricas vimos que o design, enquanto conhecimento, tende a facilitar e potencializar os processos de ressignificação já realizados pelos professores em suas práticas didáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39469
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Cristina Pereira Barbosa.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons