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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39469
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Natália Cristina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T15:19:40Z | - |
dc.date.available | 2021-03-25T15:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Natália Cristina Pereira. O professor como agente de inovação no ambiente escolar e a relação design/educação como fundamento para o novo. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39469 | - |
dc.description.abstract | Considerando a necessidade das instituições de ensino em se adaptar às dinâmicas do contexto contemporâneo e a dificuldade encontrada por estas para a realização de transformações dentro da tradicional estrutura educacional, esta pesquisa, partindo da perspectiva sobre a íntima relação do design com a inovação, procurou discutir argumentos sobre o papel dos professores enquanto agentes de inovação do ambiente escolar. Para isso, primeiramente, estruturamos uma base bibliográfica sobre as conceituações de inovação, de forma a compreender e verificar seus mais diversos entendimentos e estabelecer uma definição guia para nossos processos metodológicos. Posteriormente, realizamos entrevistas com professores do ensino básico para entender suas percepções sobre o tema inovação escolar. Através da análise dos dados coletados conseguimos consolidar o entendimento do professor como agente de inovação e propor o design como campo capaz de motivá-lo e orientá-lo nesse ofício. A partir das nossas argumentações teóricas vimos que o design, enquanto conhecimento, tende a facilitar e potencializar os processos de ressignificação já realizados pelos professores em suas práticas didáticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design da informação | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Instituição de ensino | pt_BR |
dc.subject | Agente de inovação | pt_BR |
dc.title | O professor como agente de inovação no ambiente escolar e a relação design/educação como fundamento para o novo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LOPES, Maria Teresa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2791815089212645 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering the need of educational institutions to adapt to the dynamics of the present-day context and the difficulty found by them to carry out transformations within the traditional educational structure, this research, starting from the perspective on the intimate relationship between design and innovation, sought to discuss arguments about the role of teachers as agents of innovation in the school environment. In order to do this, we first provide a bibliographic base on the concept of innovation to understand and verify the diverse meanings surrounding it and establish a guiding definition for our methodological processes. Subsequently, we conducted interviews with elementary school teachers to recognize their perceptions about the topic of school innovation. By analyzing the collected data, we were able to consolidate the teachers’ understanding as an agent of innovation and to propose the Design as a field capable of motivating and guiding teachers in this trade. From our theoretical arguments we have seen that design, as knowledge, tends to facilitate and enhance the processes of resignification already carried out by teachers in their didactic practices. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6667848685706302 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Natália Cristina Pereira Barbosa.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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